Conheça os modelos de motos do Salão de Tóquio

Além de automóveis, o salão japonês, que termina neste domingo, tem também exposição de caminhões e de vários modelos de duas rodas. Confira os destaques
Além de carros, o Salão de Tóquio, que termina no domingo, tem caminhões, alguns ônibus, autopeças, sistemas de som e motos. Aliás, há até lançamentos mundiais de modelos de duas rodas na feira, que é focada em automóveis.
De longe a Honda tem o maior número de motos no Salão. A marca apresenta versões elétrica e híbrida do PCX e três estreias mundiais na feira: o Super Cub, nas versões 50 e 110, e a Riding Assist-e, principal destaque do estande.

SUZUKI SV650X
O modelo com visual retrô é baseado na SV650, mas traz motor e quadro atualizados. A motocicleta mostrada no Salão deste ano é a versão de produção da SV650 Rally Concept, exibida no Tokyo Motorcycle no ano passado. O motor de quatro tempos, refrigerado a água, gera cerca de 75 cv de potência a 8500 rpm e 63 mkgf de torque a 8100 rpm. O freio tem discos duplos na dianteira e simples atrás e o ABS é item de série.

HONDA RIDING ASSIST-E
O protótipo traz um sistema que permite que a motocicleta fique equilibrada sem a necessidade de haver qualquer suporte externo. Essa tecnologia promove a redução do risco de queda em manobras até a parada total. De acordo com informações da fabricante, foram utilizadas nesse modelo conceitual tecnologias de controle de equilíbrio como as do robô ASIMO, capaz de caminhar e até correr como um ser humano.

TRI GLIDE ANNIVERSARI V
Embora não seja novidade, uma moto da Harley-Davdison com três rodas não é algo fácil de se ver, principalmente nas ruas do Brasil. Mas quem pensa que o triciclo é exclusivo do mercado japonês está enganado – ele é vendido até em países da Europa, como Portugal. O modelo é baseado na Ultra Limited e mantém, além do motor V-Twin de 1.745 cm³ e 15 mkgf a 3.250 rpm, o sistema de entretenimento, entre outros itens.

YAMAHA MOTORID
O modelo conceitual tem dispositivo de Inteligência Artificial e pode não só se comunicar, mas também interagir com o piloto. A IA é a mais recente novidade da indústria automobilística, e as fabricantes de modelos de duas rodas não querem ficar de fora. O protótipo mostrado no Salão de Tóquio tem motor elétrico, que fica dentro do cubo da roda traseira, o que garante maior eficiência tanto nas acelerações quanto nas frenagens.

HONDA PCX
A Honda levou à feira japonesa as versões elétrica e híbrida do scooter PCX. As duas chegarão às lojas do Japão no ano que vem e são feitas sobre a mesma base da opção com motor a gasolina oferecida no Brasil. O PCX Electric tem um sistema de bateria removível que deverá virar padrão nos modelos elétricos da marca O PCX Hybrid, que une um propulsor a gás a outro elétrico, deve ser oferecido também aos brasileiros.

O PCX elétrico tem como destaque o sistema de baterias destacáveis

Por Tião Oliveira | Foto: Divulgação