• publicidade

Conheça os benefícios e os cuidados que se deve ter com o café

Por Funcionarios AWR
In Saúde
abril 18, 2019
0 Comentários
132 Views

Bebida ajuda a performance física e a mental, mas pode causar dependência

O Dia Mundial do Café foi comemorado oficialmente no domingo (14) mas o cafezinho, na verdade, é a bebida nossa de todo dia. Especialmente quando se trata de uma segunda-feira. Tomar uma xícara bem forte da bebida para começar a semana com energia é a estratégia de muitas pessoas. Mas, como tudo na vida, é preciso moderação.
– A cafeína é uma das substâncias que melhoram as performances cognitiva e psicomotora e a concentração. Além disso, ajuda no estado de alerta e na realização de atividades do dia a dia, diz Lais Gomes, nutricionista da Aliança Instituto de Oncologia.
A especialista alerta para o consumo exagerado do líquido – que não deve ultrapassar 300ml por dia. Caso contrário, a pessoa pode sentir efeitos como taquicardia e insônia:
– Depende da dosagem e da sensibilidade da pessoa em relação à cafeína. Apesar de o limite ser maior, acredito que o ideal seja ingerir 120ml.
Outro ponto que não pode ser esquecido é a possibilidade de dependência da cafeína. Alguns dos sinais de que seu corpo depende dela são dores de cabeça, fraqueza e sonolência.
Beber café também faz muito bem para a pele, assim como usá-lo em máscaras para o corpo.
– O líquido é rico em antioxidantes, como polifenóis, que, por sua vez, previne o envelhecimento da pele. Além disso, a cafeína tem uma ação lipolítica, que ajuda a eliminar gorduras – explica a dermatologista Renata Marques, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Cuidado também na hora de adoçar. Quanto menos açúcar, melhor.
– A molécula da glicose se liga às proteínas do corpo, causando uma modificação estrutural, diz.

Deixe uma resposta