Conheça os benefícios das brincadeiras de criança

Foto Pixabay

Pesquisa mostra que os pequenos se exercitam menos a partir dos 6 anos

Brincadeira de criança faz bem para o corpo e a alma, mas os pequenos têm se dedicado cada vez menos aos momentos de lazer ao ar livre. Um estudo publicado na revista da Academia Americana de Pediatria mostrou que crianças passam a se movimentar menos a partir dos 6 anos de idade. A pesquisa observou que o tempo destinado à pratica de atividades físicas cai gradativamente entre os 6 e 11 anos.
Para Rogério Melo, presidente do Conselho Regional de Educação Física (Crefi), são vários os fatores que levam as crianças a não praticarem atividades físicas.
– A facilidade que ela tem, hoje em dia, em manusear o celular, traz a sensação de prazer e novidades a todo momento, por isso, elas preferem estar ‘plugados’ – afirma Rogério, que complementa, a internet com suas múltiplas oportunidades também se apresenta como inimiga das atividades físicas. Mais um fator é a chatice em que se tornaram algumas aulas de educação física escolar, que ainda são ministradas da mesma forma de 50 anos atrás. O estudo mostrou que os maiores índices de ‘massa gorda’ estavam associados ao menor tempo de atividade física e maior comportamento sedentário.
– Um dos efeitos do sedentarismo é a obesidade, que, ao se iniciar nesta fase, se agrava ao longo da vida. Outro efeito é uma menor expectativa de vida, pois as doenças crônico-degenerativas, como hipertensão arterial, câncer, diabetes e problemas ortopédicos podem surgir pela falta de atividade física, alerta Rogério.
Mas os profissionais de educação física acreditam que é possível mudar este panorama. Basta que as crianças voltem a brincar.
– Quando brincam de passatempos que fazem parte do universo infantil, elas se movimentam e aprendem muito, como noções de espaço e tempo e a dividir brinquedos com os outros coleguinhas. finaliza Sheila Antonelli, profissional de educação física e diretora do Studio Trampolim.

 

texto: Evelin Azevedo/infoglobO I imagem: divulgação