Conheça o papel da escola e da família – Transtorno de aprendizagem

Distúrbio leva a incapacidade de aprender através da leitura e escrita

texto: infoglobo | foto: divulgação
texto: infoglobo | foto: divulgação

Identificar até que ponto uma dificuldade de aprendizagem transforma-se em um transtorno que, de fato, impossibilita o desenvolvimento do aluno. Pais e professores se deparam diariamente com esse desafio. A atuação em parceria dos dois, aconselham especialistas, é o ideal para ajudar no processo educacional e emocional.
“Os transtornos de aprendizagem são distúrbios de desenvolvimento que levam a uma incapacidade de aprender, em geral devido a falhas no processamento cerebral da informação por meio da leitura, da escrita ou da matemática. Normalmente inteligentes, estas crianças não conseguem processar informações veiculadas por símbolos gráficos, numéricos ou por meios que exigem organização sensorial e espacial” – explica o neuropediatra Clay Brites.
Para ele, a escola deve se adaptar às necessidades do aluno. A primeira atitude, segundo Brites, é reconhecer que o aluno tem um transtorno e esclarecer à família, que também deve monitorar os pequenos para otimizar a aprendizagem.
A melhor forma de controlar repetências e evasões, então, diante desses problemas, seria permitir que a criança tenha acesso ao conteúdo da melhor maneira: respeitando suas dificuldades e buscando caminhos para melhor absorção do conteúdo.
Buscar ajuda profissional e multidisciplinar, com apoio de psicólogos, fonoaudiólogos e outras especialidades, é fundamental para identificar e tratar os transtornos.

26---Aprendizado