Conheça a história da blindagem em carros

A blindagem veicular remonta ao ano 2000 a.c. Naquela época, os chineses já protegiam seus navios de guerra com chapas de metal capazes de proteger os marinheiros das flechas dos inimigos.
O curioso é que milhares de anos depois, foi o imperador de uma dinastia oriental o responsável por iniciar uma nova fase na história da blindagem de veículos.
Em 1935, Hirohito imperador do Japão, escolheu ele mesmo uma limusine 770 (W07) ‘Grand Mercedes’ blindada para ser seu veículo pessoal. O modelo era o sucessor do Nürburg 460, de 1928, primeiro veículo a trazer sistemas de proteção balística instalados de fábrica. A escolha do carro inspirou vários outros políticos e chefes de Estado, que seguiram seu exemplo e ajudaram a consolidar a Mercedes-Benz como uma produtora de blindados de alta qualidade.
Aqui no Brasil, os primeiros blindados de uso civil surgiram nos anos 50. Eram feitos pela Massari para a transportadora de valores. Nos anos 80, a companhia criou a Massari Armour, divisão focada na produção de carros de passeio blindados.
O primeiro grande salto do setor no país ocorreu em 1996. A O’Gara mostrou pela primeira vez, no Salão do Automóvel, seus blindados. Desde 1999 o Exército Brasileiro controla o registro desse tipo de veículo no Brasil.
O primeiro a ter o novo registro foi um Chevrolet Omega CD de 2003.