Conheça a bebida que não dá ressaca

Aquela ressaca desconfortável após ter bebido muito pode estar com os dias contados. O cientista britânico do Imperial College de Londres, David Nutt, afirma ter descoberto um novo tipo de álcool sintético que poderá permitir bebedeiras sem o mal-estar. Além disso, não causa lesões no fígado, nem náuseas e dores de cabeça, comuns das ressacas.
A substância, batizada de alcosynth, seria embriagante e não tóxica.
“Você poderá ter o prazer de tomar um coquetel sem danificar seu fígado e coração. Sabemos onde os efeitos positivos do álcool são mediados no cérebro, e podemos imitá-los. Sem tocar as áreas ruins, também não temos os efeitos ruins – explicou Nutt em entrevista à BBC.
De acordo com o endocrinologista Felipe Carparo, a descoberta pode diminuir os gastos direcionados ao tratamento de doenças provocadas pelo álcool.
“A droga pode minimizar os efeitos que o álcool comum causaria no organismo. O nível de embriaguez também seria reduzido, causando menos acidentes de trânsito.” – afirma Carparo.

alto custo
David Nutt diz ter patenteado 90 diferentes compostos usando o alcosynth. Dois deles estão agora sendo testados para uso disseminado. Contudo, será preciso um pouco mais de tempo para poder pedir uma dose do álcool sem ressaca. O motivo está no alto custo de produção e nas barreiras legais.
O presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia, Edison Roberto Parise explica que o alcosynth, um derivado do benzodiazepan, é utilizado no tratamento de pacientes dependentes de álcool.
“Essa substância é feita a partir de remédios usados para tratar pessoas que têm compulsão por álcool. É preciso se atentar para os riscos.” – alerta Edison.