Como superar e usá-la como um trampolim

 FRUSTRAÇÃO

16 - Frustração 2

Especialistas dão dicas para não deixar este sentimento ruim paralisar sua vida

Muitos brasileiros esperavam ver a seleção em campo na final da Copa do Mundo. Quando uma expectativa não é concretizada, como o sonho do Hexa, ficamos com o sentimento de frustração.

Durante toda a vida, é comum passar por momentos que não saem como o esperado. Mas saber passar por cima deste sentimento ruim é fundamental para seguir em frente.

“A frustração é algo inerente do ser humano. Todo mundo fica frustrado quando não consegue aquilo que quer. O problema é como lidamos com este sentimento. Alguns indivíduos têm pouca tolerância e acabam desistindo, porém outros usam a frustração como uma força impulsionadora” observa Renata de Azevedo, psicóloga da Clínica Nutrindo Ideais.

Não saber lidar com aquilo que gerou frustração pode comprometer a caminhada da pessoa. A autoestima e a autoconfiança são os pilares mais abalados por uma derrota.

“Isso pode causar a crença de que a pessoa não é capaz de realizar. É importante trabalhar estes pilares e fazer o indivíduo reconhecer que agora ele tem vantagens a mais, como a experiência anterior e também tempo para se preparar”, diz a coach Laura Silva.

Na hora de tentar de novo, é preciso controlar a ansiedade e os pensamentos negativos. O ideal é basear as expectativas em si mesmo.

“Quando nos frustramos, automaticamente ficamos inseguros e passamos a criar expectativas negativas sobre qualquer outro acontecimento. Mas a frustração tem o lado positivo de nos ensinar a não transferir para as pessoas ou situações, os nossos desejos de felicidade”, afirma a psicóloga Lidiane Silva.

Apesar de ter seu lado bom, o sentimento de frustração não pode durar muito tempo. Apesar deste variar de pessoa para pessoa, as especialistas chegaram ao consenso de que a dor precisa diminuir em até uma semana. Depois disso, o ideal é que ela procure ajuda para não se deixar levar pelo sentimento ruim.

Mesmo após ter tentado algumas vezes e não ter conseguido êxito no que quer que seja, é preciso permanecer acreditando que é possível virar este jogo.

“Aquelas que conseguem realizar algo são as que mais resistem à frustração. Se você tenta e se frustra 50 vezes, pode ser que consiga na 51ª tentativa. Não podemos deixar que isto se torne um bloqueio em nossas vidas e nos impeça de continuar tentando”, finaliza Renata.

16 - Frustração

texto: Evelin Azevedo/ infoglobo  | foto: divulgação