Como agir em caso de fraturas?

ACIDENTES COM DENTES

17 - Dente

Saiba que atitude tomar quando estiver com o dente quebrado

Férias, muita pipoca, alimentos diferentes e brincadeiras com riscos extras podem acabar causando acidentes com uma parte do corpo muito importante: os dentes! Isto mesmo. Alguns alimentos podem provocar a fratura de um dente. “É claro que não é comum acontecer quebras em dentes saudáveis, mas é fundamental marcar consulta urgente com o dentista, se acontecer”, destaca Marina Frois Yamaguchi, diretora da Clínica Sorridi, em Indaiatuba.

Alimentos duros podem sim provocar fratura dentária, assim como batidas fortes ou quedas inesperadas. No entanto, o problema pode envolver outros fatores, especialmente o estado da saúde bucal do paciente.”Dentes saudáveis têm uma estrutura bastante resistente, o que dificilmente pode resultar em fraturas com o consumo de alimentos rígidos, sendo mais comum a quebra causada por traumas, acidentes, quedas ou o uso dos dentes para abrir objetos, o que não deve ser feito de forma alguma”, explica Marina.

Já dentes com cáries, especialmente as profundas, e outros problemas bucais possuem riscos maiores de fratura, por conta de um enfraquecimento da coroa dental. “Por isso, a melhor maneira de evitar esse problema é ir ao dentista regularmente para examinar a integridade dos dentes e sua saúde bucal e tratar quaisquer problemas que apareçam antes que eles causem danos à estrutura do elemento dental”, complementa.

Mas, o que fazer se o dente estiver quebrado?
“A primeira atitude a ser tomada é procurar o dentista para avaliar como está o dente fraturado e indicar a melhor opção de tratamento para o caso, o que pode ser um polimento, uma restauração, colocação de uma coroa de porcelana ou até mesmo a extração, dependendo do comprometimento estrutural do dente”, destaca a especialista.

Outras dicas importantes, se o fragmento for encontrado são: limpá-lo com água corrente; colocá-lo em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite e fazer um bochecho de água com sal ou com enxaguante bucal para limpar o local. “Se o dente quebrar inteiro, jamais tente colocar de volta. Apenas um dentista pode realizar qualquer procedimento e o paciente ainda corre o risco de machucar ainda mais o local e infeccionar”, destaca Marina, que acrescenta: “é comum não encontrar a parte quebrada, impedindo que a colagem seja feita. Nestes casos, faça a profilaxia e marque a consulta”.

Outras dicas importantes são: manter o cuidado diário com a limpeza bucal, fazendo a escovação e uso do fio dental; evitar o consumo excessivo de açúcar, para ficar longe de problemas com cárie, e fazer o check-up de seis em seis meses. “Por fim, pacientes com bruxismo têm maiores chances de enfraquecimento dental e, por isso, devem usar uma placa noturna que evite o desgaste dos dentes”, completa a diretora da Clínica Sorridi.