Como adaptar o cachorro a uma mudança

Os cães acostumam com o dia a dia e podem ser muito prejudicados
Os cães acostumam com o dia a dia e podem ser muito prejudicados

Empacotar, fechar, organizar, ir para a casa nova, chegar, retirar tudo das caixas, guardar. Que dor de cabeça que uma mudança gera, não é mesmo? Se é um tanto quanto complicado para nós, humanos, imagine para os cachorros que são atingidos por toda essa bagunça? Ele querendo brincar e você guardando os pratos, sem entender nada ele tem que se adaptar a nova situação.
Mas, afinal, o que passa na cabecinha deles durante esse processo de tentativa de se adaptar ? Novos cômodos, cheiros, barulhos. Cadê aquela parede? Até cheiro de outros amigos, os bichinhos de estimação do vizinho. Por causa de tudo isso essa fase pode não ser nem um pouco legal para o bichinho. Com o tempo e uma dose de paciência, seu melhor amigo pode, sim, gostar de ter um espaço novo, lindo e maravilhoso para ficar os próximos anos.

Antes da mudança
Dê um pulo na casa nova com o seu cão, mas lembre-se de levar escondido na bolsa alguns brinquedos dele, potinho de água, cobertor e até mesmo uma peça de roupa sua. Sem que ele veja, deixe os objetos em algum canto da casa. Nada melhor do que sentir o cheiro do proprietário para que ele se sinta mais seguro e tranquilo.

No dia da mudança
Chegou o dia de levar o cãozinho para a casa nova. Deixe brinquedos espalhados e mais de um tapete higiênico ou jornal disponíveis (e gradualmente, retire-os, deixando apenas aquele que será de fato o banheirinho). Quando ele acertar o local do xixi, recompense-o. Também não se esqueça de mostrar ao animal onde está a sua caminha e, principalmente, a sua comida e o pote de água.
Se a mudança for de uma casa para um apartamento, tenha muito cuidado com as janelas. A dica é investir em telas de proteção. Outra dica bacana nesse caso, já que possivelmente não haverá um quintal, é realizar passeios diários com o animal. Dessa forma o processo de adaptar o animal se torna mais fácil e eficiente.