Colégio Meta faz Oficina de Produção Textual

Colégio Meta

E agora, Como Argumentar? Esse foi o tema trabalhado na oficina de produção textual. Escrever bem exige conhecimento, técnica e muita dedicação. A redação que costuma ser protagonista em muitos concursos, vestibulares e Enem, infelizmente, deixa muitos candidatos apreensivos na hora de transferir para o papel ideias e argumentos. Redigir um texto de maneira competente é indispensável para o sucesso da vida acadêmica e para a vida profissional, afinal de contas, comunicar-se bem é uma habilidade que, além de abrir portas, melhora as relações pessoais.
“Quando escrevemos, expomos todas as nossas deficiências de aprendizado. Nossos erros ficam ali, documentados, nítidos para quem quiser ler. Por isso é importante dedicar-se ao treino, permitir-se errar, pois é por meio de erros que aprendemos, já que não existe aprendizagem sem tentativas, ainda que frustradas. Se a habilidade linguística não é o seu ponto forte, não se preocupe, pois existem dicas e técnicas de produção textual que podem facilitar o seu dia a dia e ajudá-lo a transformar-se em um autor ou autora competente, capaz de transmitir qualquer mensagem satisfatória”. Assim, produção de texto em sala ganhou papel relevante e considerável importância de tornar o aluno leitor – produtor.
Proporcionar atividades de produção de textos é propiciar ao aluno uma interação, um diálogo com os outros textos. Provocar esse contato é importante, pois reconhece que é a partir da leitura que se aprende e se constrói culturalmente, e dentro de uma concepção de aluno leitor-produtor e em uma perspectiva da linguagem como uma atividade interindividual.
É notória a capacidade do aluno de produzir textos quando o professor faz intermediação com a linguagem por meio de discussões em sala de aula, leitura silenciosa de outros textos. É diante desse confronto textual que esse aluno pode tomar uma decisão à frente do que foi lido.
Visto a importância da leitura para o desenvolvimento do aluno, o Colégio Meta proporcionou aos alunos dos 3ºs Anos da Unidade I e 2º e 3º Anos da Unidade II, oficinas de Produção Textual para levá-los a excelência na modalidade da escrita. Dominar essa modalidade é um trabalho que exige prática e dedicação e, nessas oficinas são trabalhadas dicas, técnicas e conteúdo relacionados com a produção textual além de orientações simples e eficientes que serão úteis para o seu aprendizado.
Para conhecer mais sobre o Colégio Meta, visite uma de suas unidades: Unidade I, no Jardim Regina, Unidade II, em Itaici ou visite o portal www.colegiometa, da Unidade I.