Colégio Meta e Programa LIV

PARCERIA

11 - Colégio Meta (1)          Programa é especializado no desenvolvimento Socioemocionais

O Colégio Meta tem como objetivos educacionais criar espaços de aprendizagens que busquem a formação integral do aluno, pensando o aluno como sujeito histórico-cultural, de modo que sua formação ocorra no entrelaçamento das diversidades.

A partir de 2021, o Colégio Meta estabeleceu parceria com o LIV (Laboratório Inteligência de Vida), programa especializado no desenvolvimento de habilidades socioemocionais. O trabalho se dá por meio do desenvolvimento de competências sociais e emocionais, as quais se desdobram em sentimentos, atitudes, valores e comportamentos que podem ser aprendidos e experimentados por crianças, adolescentes e adultos, na relação com o outro e com o espaço, seja na escola, cidade, ou família.

Somado ao conhecimento acadêmico, o desenvolvimento das competências sociais e emocionais são essenciais para o sucesso na vida, sobretudo frente à atual dinâmica social. No Colégio Meta, o programa LIV acontece em um tempo de aula semanal para os alunos, como parte integrante do quadro curricular do Ensino Fundamental e Médio, contribuindo para a formação de um cidadão mais completo para enfrentar os desafios do século XXI. Mas, não para por aí, há também programas desenvolvidos para cuidar de quem cuida, os pais, e de quem ensina, os professores.

A partir de um planejamento pedagógico estruturado e utilizando bases teóricas reconhecidas internacionalmente, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos atores da escola.

O currículo do Colégio foi estruturado promover a inteligência emocional, considerando as particularidades de cada faixa etária e com material específico para alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. A partir da parceria com o LIV, as metas foram redefinidas e a abrangência desse trabalho apliada para as famílias e professores.

Durante toda semana de 7 a 12 de junho, a equipe pedagógica do Colégio Meta, realizou encontros com as famílias, os quais foram divididos por segmentos. No Ensino Fundamental I a proposta focou os temas autonomia e relações; no Ensino Fundamental II, disciplina e Internet; no Ensino Médio, relações familiares e exemplo. As famílias receberam materiais de estudo para aguçar as reflexões, os debates, a escuta e os questionamentos. A intenção dos encontros não foi a de trazer receitas mágicas, ou respostas “corretas”, e sim revelar possibilidades de caminhos que as famílias consigam trilhar, rumo a uma vivência cada vez mais saudável, construtiva e confortável. No sábado, fechando essa semana intensa de emoções, aconteceu o encontro LIV+ para professores, com temas e abordagens de diferente teor, mas igualmente atrativas, possibilitando um significativo momento de abertura, descontração, intimidade e alegria, uma explosão de sentimentos que trouxe serenidade e leveza a todos os envolvidos.

Foi uma semana marcante e, com certeza, de intenso aprendizado, consolidando ainda mais a parceria entre escola e família.

Para conhecer mais sobre o Colégio Meta, acesse www.colegiometa.com, também no Facebook em facebook.com/Colégio Meta, ou faça uma visita. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, nº 96, Jardim Regina e a Unidade II, na Av. Cel. Antônio Estanislau do Amaral, nº 1541, Itaici.

11 - Colégio Meta (2)

Foto: Divulgação