Colégio meta aplica avaliação diagnóstica e planeja 2021

04 - Colégio Meta

Objetivo é verificar a afetividade do ensino remoto e identificar possíveis defasagens

Passada a primeira semana das aulas híbridas no Colégio Meta, os dias 22 e 23 de fevereiro, foram marcados pelas ‘Avaliações Diagnósticas’, que foram aplicadas para todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, nas duas Unidades do Colégio Meta. No dia 22 todos os alunos do Fundamental I realizaram as avaliações de Língua Portuguesa, Ciências e Geografia e no dia 23, foi a vez das disciplinas de Matemática e História. Já os alunos do Fundamental II e Médio, realizaram a avaliação em apenas um dia, seguindo o formato híbrido, ou seja, no mesmo dia e horário que os alunos presentes no Colégio realizaram as avaliações no formato impresso, seguindo todos os protocolos, os alunos que estão em casa (de forma remota), realizaram no formato digital, pela plataforma Plurall, já utilizada nas aulas híbridas.

As disciplinas que contemplaram as avaliações do Fundamental II foram Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências, com 10 questões em cada uma. E as do Ensino Médio, foram Gramática, Literatura, Produção Textual, Matemática, Física, Geografia, Química, Biologia e História com uma média de 6 a 10 questões.

Esse instrumento tem se destacado diante do atual cenário do afastamento das salas de aula e ensino remoto, imposto pela pandemia do novo Coronavírus. Uma recomendação para o retorno às aulas presenciais, mas que aqui no Colégio Meta sempre foi uma prática em todo início de ano letivo. Entretanto, esse momento exige mais planejamento para que a nossa retomada aconteça de maneira organizada, segura e eficiente.

A aplicação dessa prova, nesse retorno, tem como objetivo verificar a efetividade do ensino remoto e identificar possíveis defasagens no aprendizado durante o período de quarentena, além de ser uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências. É possível, dessa forma, mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, o que funciona de fato como um diagnóstico. O mapeamento dos pontos fortes e de dificuldade dos alunos no domínio das habilidades e competências trabalhadas, irá embasar os planos de ação dos docentes e estratégias pedagógicas do Colégio para o ano de 2021.

As informações captadas por esse diagnóstico devem, a partir de então, guiar o planejamento anual dos docentes e a escolha por intervenções pedagógicas adequadas, dando ênfase àqueles pontos que os alunos menos dominam. Além disso, a diagnóstica permite que o professor possa adequar suas abordagens e estratégias de ensino às necessidades de cada aluno, estimulando seu progresso e fazendo com que ele atinja novos patamares em suas competências.

Esse aspecto preventivo é uma das características mais importantes da avaliação diagnóstica e o que a diferencia das formas mais clássicas de testar a aprendizagem. Sua aplicação já no início do processo educativo permite que o professor conheça as dificuldades e reais necessidades da turma, e consiga planejar intervenções iniciais para trabalhar esses pontos com mais profundidade.

Dentro deste contexto, a Avaliação Diagnóstica do Colégio Meta, foi pensada para identificar necessidades de aprendizagem por parte dos alunos, nos apontando um indicador para fundamentar e direcionar nossas estratégias, servindo como um guia para nossos professores e alunos, tornando a construção do conhecimento um processo leve, eficaz e personalizado ao considerar e respeitar as individualidades.

Tão logo a análise dos resultados seja concluída pela equipe pedagógica, a sequência do ano letivo 2021 estará ainda mais clara e objetiva, consequentemente os resultados virão de forma ainda mais satisfatória e eficiente.

Quer saber mais sobre o processo de formação de ensino e aprendizagem dos alunos e conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Colégio Meta, acesse o portal www.colegiometa.com ou visite as redes sociais em: facebook.com.br/colegiometa e instagram.com/colegiometaindaiatuba. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina, e a Unidade II, na Avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1.541, Itaici.

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