Cirva realiza 1º Seminário sobre TEA

A assistente social do Cirva, Katia Cristiane Silvestre divulgação/cirva
A assistente social do Cirva, Katia Cristiane Silvestre
divulgação/cirva

O Centro de Integração, Reabilitação e Vivência do Autista – Cirva promove no dia 1º de abril das 8 às 17 horas no Plenário ‘Joab José Puccinelli’ da Câmara de Indaiatuba o 1º Seminário sobre TEA – Transtorno do Espectro Autista com o tema Conhecer para Entender o Autismo.
Transtornos invasivos do desenvolvimento se manifestam nos primeiros anos de vida. Estes transtornos caracterizam-se por prejuí-
zos em diversas áreas de desenvolvimento, como habilidades de interação social, comunicação e atividades estereotipadas. Além de incidir em várias áreas do desenvolvimento, são notadas precocemente e seus efeitos são persistentes.
O objetivo geral do Seminário, destinado a todos os interessados no tema, é promover conhecimento, esclarecimentos e conscientização, uma vez que, para de fato haver inclusão, terá que haver conhecimento – apenas por meio do conhecimento podemos nos desvencilhar de preconceitos. Nos dias atuais, muito se fala sobre o Transtorno do Espectro Autista; porém, sabemos que de fato a sociedade generalizada tem poucas informações do que é o TEA, como surge e formas de tratamento. O Cirva acredita que o fato de conhecer esse transtorno, suas formas e particularidades seja a chave para desmistificar conceitos, agregar conhecimento e caminhar rumo à efetivação de direitos das pessoas com deficiência e à inclusão.
Os objetivos específicos são de promover uma discussão clara e objetiva sobre o tema, fomentar o conhecimento enquanto ferramenta contra preconceitos, injustiças sociais e exclusão e apresentar aos interessados o trabalho realizado pela instituição.

programação

8h – Credenciamento

8h30 – Apresentação do Cirva

8h40 – Palestra com a fonoaudióloga Juliana Pinheiro dos Santos – Comunicação e Linguagem

9h10 – Palestra com advogada Dra. Lucia Benito – Lei Berenice Piana

9h50 – Coffee Break
10h15 – Palestra com a neuropediatra Dra. Anna Elisa Scotoni – Porque o TEA acontece?

11h – Palestra com a psiquiatra Dra. Nataly Pimentel Rodrigues – TEA: tratamento para que e para quem?

12h às 13h30 – Período de almoço

13h30 – Palestra com a Dra. Em História Cultural Maria Ester Sartori – Inclusão na Educação

14h15 – Palestra com a professora e coordenadora da Educação Especial do Município Eliete Rodrigues – Inclusão dos Autistas na Educação Municipal

14h45 – Coffee Break

15h15 – Palestra com a nutricionista e fisioterapeuta Jorge Scarasat – Alimentação e Autismo.