Casos de Família, saiba identificar um relacionamento abusivo

Atitudes muito carinhosas e ciumentas são intercaladas

O caso de Naldo e Moranguinho (que fizeram as pazes meses depois de ela ter denunciado o cantor à polícia por agressão) reacendeu o debate sobre relacionamentos abusivos. Muitas pessoas não percebem que estão em uma relação desse tipo até que a agressão física ocorre. Mas, é possível observar alguns sinais de que a união não é nada saudável.
“Às vezes, o abusador se mostra altamente carinhoso e romântico, fazendo com que o outro pense que finalmente encontrou o amor da sua vida. Mas também se mostra controlador e ciumento” – afirma Lívia Marques, psicóloga clínica com foco em terapia cognitiva comportamental.
Uma relação abusiva não acontece apenas entre casais heterossexuais e nem sempre é o homem que desempenha o papel de abusador, como alerta Paula Emerick, neuropsicóloga e especialista em terapia de família.
“Considera-se abuso o excesso de poder de um sobre o outro. E isso não se restringe a relações amorosas, mas pode correr entre pais e filhos, amigos e chefes e empregados. Inclusive pode acontecer mutuamente, um sendo abusivo com outro em momentos distintos” – afirma Paula.
Se a primeira dificuldade é tomar consciência de que se está em um relacionamento abusivo, o segundo passo – procurar ajuda – é mais uma barreira que quem sofre com o abuso precisa enfrentar.
“Muitas mulheres têm vergonha de denunciar. Sentem-se presas por questões financeiras, às vezes pelos filhos e até recebem ameaças” – lamenta Lívia.
Assim como aconteceu com Naldo e Moranguinho, casais se separam durante um tempo, mas decidem reatar o relacionamento.
“Nesses casos, os casais precisam de acompanhamento profissional: de psicólogos; psiquiatras, caso haja algum transtorno mental; assistência jurídica, considerando que pode haver uma nova agressão. Além disso, é preciso acolhimento de amigos e parentes” – lista Paula.