Campanha Nacional ‘Mantenha seu Laço Com a Vida, Doe Órgãos’

OSC Gabriel inicia campanha hoje, dia 28, na Câmara

A homenagem acontece a partir das 19h na Câmara Municipal e reunirá familiares de doadores, transplantados e pessoas da sociedade que acreditam que a doação é o maior ato de solidariedade e amor ao próximo.
No período entre janeiro e junho de 2018 haviam 32.716 pacientes na fila de espera para realizar um transplante. Entre eles, 21.962 pessoas adultas esperando por um rim, 1.239 por um fígado, 232 por coração, 177 por pulmão, 32 por pâncreas, 500 por transplante duplo de rim/pâncreas, 8.574 pessoas por córneas. Além desses números existe ainda uma fila de 706 crianças, sendo 364 por rim, 46 por fígado, 37 por coração, 21 por pulmão, um para rim/pâncreas e 237 para córneas. No mesmo período, 1.286 adultos e 23 crianças morreram na fila por falta de doador compatível.
Infelizmente a recusa da família em autorizar a doação ainda é grande, cerca de 43% das famílias ainda recusam a doação de órgãos.
Em Indaiatuba existem atualmente 55 pessoas aguardando na fila, sendo uma para pulmão, quarenta e duas para rim, nove para córneas, um para fígado e dois para transplante duplo de rim e pâncreas. Além desses existem pacientes em fase de exames para completar a documentação para ingressar na fila, que são os chamados de semiativos. Informações de outras cidades, consulte: http://gabriel.org.br/pacientescidades.html.
Por outro lado, apenas uma doação de órgãos, foi registrada neste ano no município. A doação aconteceu no dia 10 de julho resultando na captação de córneas, rins e fígado, tirando da fila 5 pessoas. Em 2017 foram duas famílias a autorizar a doação.
As ações de sensibilização sobre a importância de doação de órgãos acontecem simultaneamente em todo o país, como a participação de transplantados durante a abertura da partida da Copa Brasil entre os Times Corinthians X Flamengo, onde os jogadores entraram acompanhados de pessoas transplantadas.
Nessa oportunidade, três transplantados representantes da cidade de Indaiatuba, foram convidados para participar do evento.
Para que a campanha aconteça durante o período de 2018/2019 empresas estão apoiando a causa, dentre elas a Novartis Brasil, Unimed Campinas, Tec-Vidro, Aksell Química, Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil, SWD Agência e Concessionária AB Colinas que fará a distribuição de 54 mil folhetos nas praças de pedágio de Indaiatuba.
A ação conta ainda com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba e de voluntários e membros do Rotaract e Interact de Indaiatuba.
A programação das ações para este ano acontece a partir de hoje com uma Cerimônia de Homenagem às Famílias dos Doadores de Órgãos e aos Transplantados da cidade, a partir das 19h na Câmara Municipal de Indaiatuba, na Rua Humaitá, 1.167, com participação especial da Camerata Sesi Indaiatuba e amanhã com a ação de sensibilização e informação sobre Doação de Órgãos e Tecidos, das 10 às 20h, no Polo Shopping Indaiatuba – Alameda Filtros Mann 670, com aferição de pressão arterial e testes de glicemia gratuitos realizados pela Drogasil e confecção do Cartão do Doador pelo BOS – Banco de Olhos de Sorocaba.