BMW produzirá sedã Série 3 e SUV X1 no Brasil

Reestilização do sedã Série 3 estreia em setembro e nova geração do X1 virá em breve

A BMW vai produzir os novos Série 3 e X1 na fábrica de Araquari, em Santa Catarina. Tanto o sedã médio quanto o SUV compacto feitos no País ganharão as recentes atualizações implementadas nos modelos vendidos no exterior.

O primeiro a chegar será o novo Série 3, que estreou em maio na Europa e será lançado no Brasil em setembro. Por sua vez, o novo X1 chegará até o início de 2023, de acordo com informações da BMW.

Com isso, a marca renova a aposta nos modelos mais vendidos no País. Segundo dados da BMW, juntos os dois carros respondem por metade de seus emplacamentos no mercado brasileiro.

No Série 3, a atualização foi mais profunda na parte interna. O destaque é o novo painel, com duas grandes telas curvas e unidas no topo.

Carro de luxo mais vendido do País, o sedã reestilizado faz parte da linha 2023. Há mudanças discretas na dianteira, que ganhou faróis full-LEDs adaptativos. No interior, as duas grandes telas têm alta resolução. A do quadro de instrumentos tem 12,3 polegadas e da central multimídia tem 14,9”.

Segundo a BMW, o sistema tem o software iDrive 8, que é o mais moderno da empresa e conta com conexão 5G. Trata-se de uma solução similar à que está no SUV elétrico IX.

Além disso, o novo Série 3 terá assistentes de direção avançados, como controlador de velocidade adaptativo, alerta de risco de colisão dianteira com frenagem automática de emergência e de mudança involuntária de faixa de rolagem. Bem como sensores de obstáculos na dianteira e na traseira, entre outros itens.

A marca alemã não revela se haverá mudanças mecânicas. A expectativa é de que o novo Série 3 mantenha as versões com motor 2.0 turbo flexível, que gera até 184 cv de potência e 30,6 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito velocidades e a tração é na traseira.

Há ainda o 3.0 de seis cilindros em linha para as versões de topo, como a 340i. Por fim, na linha há duas opções híbridas do tipo plug-in.

NOVO X1
No caso do X1, trata-se de uma nova geração, a terceira, revelada há cerca de dois meses na Europa. O SUV compacto ganhou visual mais moderno, com grade “quadrada”. Há também nova plataforma, com dimensões maiores e totalmente eletrificada.

A linha tem versões apenas com motores a combustão e híbridas, além da elétrica iX1. Nesse caso, a autonomia pode chegar a 438 km, de acordo com informações da marca.

Com a troca de plataforma, o novo X1, que começa a ser feito em Araquari no começo de 2023, tem 4,5 metros de comprimento e 1,84 metro de largura. Ou seja, são, respectivamente, 5 cm e 2 cm a mais que o SUV anterior.

A altura aumentou 4 cm e agora varia de 1,62 m a 1,64 m, dependendo da versão. A distância entre-eixos cresceu 2,2 cm e passa a ser de 2,69 metros. Com isso, há mais espaço para as pernas e cabeças dos ocupantes. O porta-malas, que ganhou 35 litros, passa a ter 540 litros de capacidade, segundo dados da marca.

O interior do X1 também é totalmente novo. O SUV passa a ter o painel com duas grandes telas, de 12,3” e 14,9”, assim como as do Série 3. Outras partes, como o console entre os bancos, que lembra o do iX, são novas. Há apoio de braços flutuante e comandos como o seletor eletrônico do câmbio automático.

Embora a BMW não confirme, o novo X1 produzido no Brasil deverá ter versão híbrida – provavelmente a xDrive23i. Essa opção traz motor 2.0 turbo de quatro cilindros, que gera 217 cv e 36,7 mkgf, tração integral e sistema híbrido leve de 48 volts. Neste caso, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos.

texto: Por Diogo de Oliveira/ae | Foto: divulgaçãoa