Avalie a melhor opção para aplicar

Caçula da família dos fundos de investimento, criados há pouco menos de dois anos, os chamados fundos simples – uma versão mais simplificada dos fundos DI – ganham espaço no mercado de investimentos. Bancos e corretoras oferecem essa modalidade de fundo que, em alguns casos, passaram a substituir até os antigos fundos DI.
Os fundos simples surgiram como opção de baixo risco e custo reduzido, especialmente para os pequenos investidores, como porta de entrada para o mundo de outras aplicações, fora da tradicional poupança. Como o nome sugere, essa modalidade de fundo é o mais simples da família dos fundos de investimento e pode render mais que a caderneta. Porém, é preciso conhecer suas características e as diferenças em relação à poupança antes de aplicar para não fazer troca errada.

Custos
A diferença começa pela tributação. A caderneta é isenta de imposto de renda. O rendimento dado pelo juro de 0,50% ao mês mais TR é o líquido que é creditado na data-base da conta do poupador, a cada 30 dias.
No fundo simples, o aplicador recolhe imposto de renda sobre o rendimento e paga ainda taxa de administração ao gestor que toma conta do fundo. A cobrança de imposto e da taxa de administração, custos inexistentes na caderneta, influencia bastante o desempenho do concorrente.
Especialmente em momento de redução dos juros, que determina o rendimento do fundo simples. Quanto mais baixa for ficando a taxa básica de juros, Selic, que está em trajetória de queda e equilibrada em 10,25% ao ano, no momento, menor deverá ser a taxa de administração para que o fundo não perca competitividade em relação à caderneta.
Cálculos de especialistas indicam que, pelo atual nível da Selic, o fundo simples com taxa de administração de até 1% ao ano poderá render mais que a poupança, uma boa opção, portanto, para aplicar o dinheiro que se pretende guardar como reserva de emergência.
No fundo simples, o investidor pode retirar o dinheiro quando quiser, com rendimento – ao contrário da caderneta, em que o resgate com remuneração do período é possível apenas a cada 30 dias. A aplicação inicial é R$ 50, mas cada banco é livre para definir o valor mínimo exigido para começar nesse fundo.