Aumenta a preocupação com o fentanil arco-íris

Opioide sintético, com “cara de doce”, pode ser viciante e potencialmente mortal

Uma nova onda de preocupação se espalha sobre “fentanil arco-íris” multicoloridos. A droga, que pode se apresentar na forma de pílulas, pó e pequenos blocos que se parecem com doces ou giz de calçada, está sendo vendida e usada ​​em vários estados norte-americanos e potencialmente representando uma ameaça para jovens. Especialistas ponderam que os pais de crianças pequenas não devem entrar em pânico excessivo e que o surgimento desse novo produto é uma pequena parte da maior crise de opioides em andamento, principalmente nos Estados Unidos.

Cores Vivas
O produto vem em cores vivas e pode ser usado na forma de pílulas ou pó que contêm fentanil ilícito, um poderoso opioide sintético, tornando a droga extremamente viciante e potencialmente mortal se alguém tiver uma overdose enquanto tenta se drogar.

Este fentanil multicolorido pode atrair ou enganar jovens levando-os a pensar que é algo seguro, mas especialistas dizem que o fentanil ilícito está escondido no que parecem ser outros produtos há muito tempo, e fentanil é fentanil – ou seja, é tudo perigoso, arco-íris ou não.

Origem
A Administração Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, em inglês) divulgou um aviso em agosto, alertando o público sobre essa “tendência emergente alarmante” de “fentanil colorido disponível nos Estados Unidos”.

Na época, a agência disse que ela e seus parceiros de aplicação da lei apreenderam fentanil colorido e pílulas de fentanil em 18 estados. O fentanil continua sendo a ameaça de drogas mais mortal que o país enfrenta, de acordo com a DEA. Mas a DEA não especificou em seu anúncio se o fentanil arco-íris levou a overdoses ou mortes entre os jovens.

“O fentanil arco-íris – pílulas e pó de fentanil que vêm em uma variedade de cores, formas e tamanhos brilhantes – é um esforço deliberado dos traficantes de drogas para aumentar o vício entre crianças e adultos jovens”, disse a administradora da DEA, Anne Milgram, no anúncio de agosto.

Desde então, algumas faculdades e universidades estão alertando os alunos sobre a presença e os perigos do fentanil arco-íris, e o Departamento de Saúde Pública da Califórnia alertou os administradores das escolas no estado sobre o fentanil colorido ser “uma nova tendência”.

Dor intensa
Os Estados Unidos vêm enfrentando uma epidemia de overdose de opioides – e ondas de mortes por overdose de opioides – há décadas, começando com um aumento nas mortes por overdose de opioides prescritos no início dos anos 2000, seguido por um aumento nas mortes por overdose de heroína a partir de 2010 e, mais recentemente, um aumento nas mortes por overdose de opioides sintéticos que começou em 2013, alimentada pelo potente fentanil.

O fentanil farmacêutico é um opioide sintético destinado a ajudar pacientes, como aqueles com câncer, a controlar a dor intensa. É 50 a 100 vezes mais potente que a morfina, e normalmente prescrito na forma de adesivos ou pastilhas para a pele. Mas os casos mais recentes de danos, overdose e morte relacionados ao fentanil nos Estados Unidos estão ligados ao fentanil fabricado ilegalmente, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Fonte: CNN Brasil & Foto: DEA – Drug Enforcement Administration