Audi A6 básico e chique

Tanta tecnologia deixou o preço salgado: R$ 283 mil

A Audi lança no Brasil o novo A6 2016, sedã de luxo que traz mudanças de design e de conectividade com duas opções de motores foto:  divulgação
A Audi lança no Brasil o novo A6 2016, sedã de luxo que traz mudanças de design e de conectividade com duas opções de motores
foto: divulgação

Quem olha para o Audi A6 Ambition pode não imaginar que esse sedã de quase 5 metros e cerca de 1,6 mil quilos é movido por um motor 2.0. Só que não se trata de um quatro cilindros qualquer. Graças ao turbo e ao compressor mecânico, gera 252 cv de potência e 37,7 mkgf de torque a partir de 1.600 rpm e dá à versão de entrada do modelo alemão um ótimo desempenho. Tanta tecnologia tem seu preço: salgados R$ 282.990.
Ao volante, a sensação é de estar em um carro menor, como um Volkswagen Golf, ou dotado de motor bem ‘maior’. Com aceleração vigorosa e progressiva, o sedã ganha velocidade sem esforço. Outra vantagem do 2.0 é o baixo consumo de combustível: 9 km/l em ciclo urbano, segundo dados do computador de bordo.
O câmbio automatizado de sete velocidades e duas embreagens trabalha bastante para manter o motor do A6 sempre na faixa ideal de giro, mas não hesita em reduzir marchas quando o pedal do acelerador é pressionado com força. Dificilmente o motorista sentirá falta de fazer as trocas manualmente, mas, se desejar, poderá contar com as hastes para esse fim atrás do volante.
O sedã roda de modo suave e silencioso, o que se traduz em boa dose de conforto a bordo, mesmo que a suspensão nem sempre lide bem com pisos irregulares. Como o sistema tem ajuste firme, suas respostas são um tanto secas.
Outra virtude do A6 de entrada é a discrição. O sedã passa quase despercebido e ainda que suas linhas sejam elegantes e imponentes, só chama atenção pelo tamanho.
Com 2,90 metros de entre-eixos, o A6 é bem amplo. Atrás, viajam três adultos sem qualquer aperto. O tom claro do revestimento de couro do carro avaliado ajuda a aumentar a sensação de mais espaço interno.
Aliás, a cabine é muito bem acabada. Os plásticos são de ótima qualidade, assim como o nível de montagem. De série há até ajustes elétricos para bancos e volante.
A tela central retrátil mostra informações do sistema de som e do navegador GPS. A interface, simples e fácil de usar, agrada, embora o monitor não seja sensível ao toque.
Por meio dos botões no console central há acesso rápido à maior parte das funções e é possível inserir um endereço no navegador apenas ‘desenhando’ as letras em um pequeno ‘touchpad’ no console.

FICHA TÉCNICA

Motor: 2.0, 4 cil., 16V, gasolina

Potência (cv): 252 a 5.000 rpm

Torque (mkgf): 37,7 a 1.600 rpm

Câmbio: Automatizado, sete marchas

Porta-malas: 530 litros
+PRÓS
CONJUNTO: Sedã é espaçoso, rápido, bem equipado e tem acabamento ótimo. Tudo isso é embalado em um visual discreto.

+CONTRA
PREÇO: Com os recentes reajustes, Audi custa mais que os rivais BMW 528i e Mercedes E250, que logo virão renovados.

Sedã é espaçoso, bem equipado e tem ótimo acabamento Automatizado com sete marchas traz uma potência de 252cv
Sedã é espaçoso, bem equipado e tem ótimo acabamento
Automatizado com sete marchas traz uma potência de 252cv