Atitudes simples valem muito mais

Para definir o preço da apólice, a seguradora analisa os riscos a partir do perfil do segurado. Em idade, sexo e locais de residência e trabalho, há pouco espaço para mudanças. Mas dá para economizar adotando algumas atitudes simples. O seguro fica mais acessível para quem estaciona o carro em garagens e estacionamentos e não compartilha a direção com jovens de 18 a 25 anos. Mas atenção: nunca dê informações falsas à companhia de seguros. “Se ficar provado que houve má-fé pelo segurado, a seguradora poderá negar a indenização”, lembra o diretor-executivo da Tokio Marine, Marcelo Goldman.

DICAS
Use rastreador: o uso de rastreadores ajuda na recuperação do veículo em caso de roubo ou furto, o que reduz o risco assumido pela seguradora. Por isso, o segurado que permite a instalação do dispositivo costuma ser recompensado com desconto no valor do prêmio – algumas companhias chegam a bancar o serviço. Nos modelos mais visados (com alta incidência de sinistro), o rastreador pode ser até exigido para que a seguradora aceite fazer o seguro.
NÃO PAGUE POR ALGO DE QUE NÃO PRECISA: a contratação de serviços extras pode engordar a fatura em até 30%. Por isso, avalie suas necessidades e elimine o que não for essencial. O socorro com guincho é uma ajuda providencial, mas, se você só roda na cidade, não precisa pedir abrangência de longa distância. Quem tem mais de um veículo na garagem pode abrir mão do carro reserva e, ainda, concentrar serviços de conveniência, como reparos domésticos por encanador ou eletricista, em uma das apólices.
CONSIDERE TIPOS DE COBERTURA MAIS EM CONTA: com o orçamento apertado, a solução pode estar nos produtos acessíveis. Um deles é o seguro sem perfil. Comum em frotas, é mais caro por embutir no preço o pior cenário possível de risco. Há também apólices com vigência menor, de apenas seis meses. Mas fique atento: como não há vinculação entre os valores pagos a cada semestre, o custo de dois planos de seis meses provavelmente será maior que o de uma só cobertura de 12. Mas pode ser interessante para quem pensa em vender o carro logo.

SEGURO QUE CABE NO BOLSO: os seguros de veículos estão longe de ser iguais. A Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia responsável pela regulamentação do mercado, define que um produto completo deve oferecer a chamada Cobertura Compreensiva, que protege contra o risco de roubo, furto, incêndio, enchente, colisão e capotamento. Dá para aumentar o valor da franquia, tornando o custo mais acessível. O mesmo vale para a cobertura para danos contra terceiros. Quanto maior o valor, mais cara será a apólice.