Até em pouca quantidade, traz felicidade

 ATIVIDADE FÍSICA

15 - Atividade física

Estudo comprova que quem se exercita é mais feliz que os sedentários

Mexa-se! Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, comprovou que a atividade física, mesmo que em pequena quantidade, contribui e muito para a felicidade. De acordo com os estudiosos, pessoas que malham uma vez por semana ou por apenas 10 minutos por dia tendem a ser mais alegres do que aquelas que nunca se exercitam.

“O exercício pode causar um grande benefício no tratamento da depressão. O exercício aeróbico regular por 30 minutos, praticado pelo menos três vezes por semana, pode ajudar pessoas com depressão moderada, que relatam melhora no humor. Mesmo curtos períodos de exercício, como uma breve caminhada, também podem desencadear um efeito positivo imediato”, afirma André Fernandes, presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref1).

De acordo com André, duas substâncias químicas estão envolvidas neste estado de bem-estar: o cortisol e as endorfinas. O primeiro hormônio, quando produzido em excesso – como em situações de estresse – provoca diversos efeitos negativos em nosso organismo. O exercício físico ajuda a diminuir os níveis de cortisol. Já as endorfinas são uma espécie de ‘analgésico natural’ e a prática de atividades físicas induz sua liberação, assim como a serotonina e a dopamina, neurotransmissores que auxiliam na redução do estresse e da ansiedade.

“Martin Seligman, o pai da chamada psicologia positiva, vem destacando ser fundamental vivenciar boas emoções, o que produz bem-estar interno e ânimo, em doses frequentes e menores, do que em concentradas dosagens advindas de grandes acontecimentos, porém raras”, diz a psicóloga Claudia Pimentel, que considera que as atividades físicas geram ‘pequenas’ emoções positivas aos praticantes.

Antes de iniciar qualquer treinamento, é preciso ter liberação médica e encontrar um profissional de educação física para receber as devidas orientações.

SAIBA MAIS

Sono: a prática de atividades físicas melhora a qualidade do sono e você tem um dia melhor e mais disposto.
Autoestima: obter resultados positivos através do seu próprio esforço melhora a satisfação com você mesmo.
Postura: vários exercícios melhoram a postura, evitando dores na coluna e no restante do corpo.

texto: Evelin Azevedo/infoglobo  | foto: divulgação