Aprenda a usar shakes como aliados

várias

Eles podem substituir as refeições principais do dia, diz médico

Conhecidos cientificamente como substitutos parciais de refeições, shakes podem ser aliados no emagrecimento, desde que utilizados corretamente. Isso porque o produto foi desenvolvido para três finalidades – reduzir, manter ou ganhar peso – e o uso inadequado pode proporcionar resultados indesejáveis.

Para aqueles que querem emagrecer, os shakes devem substituir duas das três principais refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar).

“Eles proporcionam ‘déficit calórico’, que ocorre quando se ingere menos calorias do que o de costume. Não adianta, por exemplo, tomar o shake no almoço e comer alimentos muito calóricos no restante do dia”, explica o nutrólogo Nataniel Viuniski, especialista em obesidade e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife.

Para quem deseja apenas manter o peso, a recomendação é que só uma refeição principal seja substituída. Já para quem tem o objetivo de engordar, o ideal é fazer normalmente as três principais refeições e acrescentar dois shakes ao longo do dia, como nos lanches intermediários. Dessa forma, em vez de criar um déficit calórico, a pessoa cria um excedente de energia.

Para a nutricionista esportiva e ortomolecular Paola Bazarello, é preciso tomar cuidado com o uso excessivo de shakes. O exagero pode levar à carência de vitaminas e minerais e, em casos extremos, à sobrecarga de rins e fígado.

“A fórmula dos shakes deve ter proteínas, gorduras boas e carboidratos complexos, ricos em fibras”, diz.

Texto: todo extra | Foto: Mônica Imbuzeiro