Aplicativos aliados a boa forma – Meninas Aplicadas
Mulheres entraram em forma com programas de celular

Estudante, 23 anos
“Sempre tive problemas com a balança, até que fui fazer uma cirurgia de redução de mama e resolvi me precaver. Cinco meses antes, aproveitei que minha irmã começou a fazer uma dieta e entrei também. No início, eu tinha vergonha de ir para a academia. Então comecei a correr. Como minha família toda já corre, eles me apresentaram o Nike Running, que uso até hoje. Ele vai mostrando o seu progresso e os melhores momentos do seu treino, ao monitorar velocidade, tempo, distância, perda calórica. Minha disposição melhorou muito. Antes, eu ia até a esquina e me cansava, hoje já corro 9km três vezes por semana sem dificuldades. Em sete meses, consegui perder 16kg. A autoestima melhorou tanto que pareço outra pessoa. Durante um tempo, usei um aplicativo de contagem de calorias também. Foi importante para começar a ficar de olho nos ingredientes do que eu como. Parei de usar, mas continuo a comer como se estivesse com ele. Antes, já tinha tentado outros tipos de dieta, fui a nutricionistas, mas não levava a sério. O começo é difícil. Toda hora você pensa em comer besteira. Depois que começa a se exercitar, ver a evolução do seu corpo, tudo fica mais fácil. É muito raro eu sair da minha dieta atualmente, no máximo no Natal ou em alguma outra ocasião muito especial. Sou bem mais feliz agora”.
A briga com a balança atormenta a cabeça – e o corpo – de muitas mulheres. Mas a solução pode estar bem na palma da mão! É assim que os aplicativos de celular que ajudam no emagrecimento têm conquistado corações femininos e se tornado grandes aliados nessa batalha. O mundo virtual já acumula casos de sucessos reais, como o de Adriana Bartholomeu, que, depois de tentar medidas radicais como consumir inibidores de apetite e passar por uma cirurgia bariátrica, conseguiu se reeducar com um aplicativo de contagem de calorias.
“Há quatro meses que eu não como biscoito recheado. Passei a ver a quantidade de sal dos alimentos”, diz Adriana, que perdeu 15kg nesse período.
O presidente da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro, Robson de Bem, ressalta, no entanto, que uma avaliação médica anterior é imprescindível: “a pessoa pode ter um problema cardíaco e nem saber, por exemplo. Os aplicativos ajudam bastante, mas não substituem o profissional.
O cardápio de programas para smartphones é extenso, e boa parte das opções são gratuitas. Alguns orientam na prática de exercícios e outros controlam a alimentação. Já quem gosta de pôr a mão na massa sem abusar das calorias pode recorrer aos aplicativos de receita. Inspire-se nas histórias a seguir!

o que baixar:
Dieta e Saúde, MyFitnessPal, Nutra Bem e Tecnonutri Contagem de calorias e metas de consumo Nike Running e Adidas miCoach Monitoramento de corridas Jefit e Virtuagym Orientação para exercícios físicos Guia da Cozinha Light Receitas de baixo valor calórico