Alunos do Objetivo fazem simulado

Esta semana todos os alunos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Indaiatuba, dos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos, diurno e noturno, farão o simulado Geekie Enem.
A Geekie oferece a aplicação de simulados com a mesma metodologia da TRI (Teoria da Resposta ao Item), utilizada pelo Enem para avaliar o desempenho do aluno na resposta que ele deu para cada questão ao escolher esta ou aquela alternativa. A partir desses testes, a empresa elabora relatórios detalhados para os alunos, professores e gestores da escola.
A cada aplicação do simulado Geekie no Objetivo Indaiatuba, os relatórios são analisados pela coordenação e professores. As questões com menor número de acertos são revisadas em sala de aula, o que garante mais segurança aos alunos, uma vez que com essa prática é possível suprir algumas deficiências que possam surgir. “Isso possibilita ao aluno evitar erros primários que possam ‘escapar’ de sua análise, mas não escapa da apreciação do professor”, comenta Débora Razori, psicóloga e orientadora profissional responsável pelo Núcleo de Apoio ao Vestibulando do Objetivo.
Segundo Débora, o principal retorno que os alunos têm neste simulado é poder observar a diferença entre o número de acertos e erros em um simulado Enem comum e os resultados no simulado Geekie, que é corrigido pela TRI. “O relatório é tão completo que é possível analisar desde o resultado individual do aluno até o desempenho da escola. O gestor também tem como avaliar o trabalho de cada professor e o professor, por sua vez, tem em mãos dados comparativos das turmas, uma ferramenta importante para que ele possa trabalhar a necessidade de cada turma”, explica a orientadora.
Somente este ano, os alunos dos 3ºs anos do Ensino Médio do Colégio Objetivo Indaiatuba já participaram de 7 simulados especiais do Enem, sendo 4 oferecidos pela Geekie e 3 pela rede Objetivo. Além destes específicos para o Exame Nacional do Ensino Médio, eles participam de simulados semanais dos principais vestibulares do país, como Fuvest, Unicamp e Unesp, tanto nos moldes da 1ª, como da 2ª fase dos exames.
Desse modo, o aluno se aperfeiçoa, não só para seguir as matrizes de referências do Exame Nacional do Ensino Médio, mas também para entender suas escolhas certas ou erradas ao responder às questões do Enem.
A unidade de Indaiatuba é a única da rede Objetivo e também a única escola da cidade a oferecer essa tecnologia educacional de ponta aos seus alunos.