Alunos da EJA de Sumaré participam de projeto da Nutriplus

Foram cerca de 300 alunos da Educação de Jovens e Adultos

Graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação de Sumaré, a Nutriplus Alimentação e a Sodiê Doces, os cerca de 300 alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Rede Municipal de Ensino da cidade participam nesse segundo semestre do Projeto ‘Mãos na Massa’.
Com o objetivo de conceber a Arte Culinária como atividade interdisciplinar, experimental e expressiva, refletir sobre o ato de cozinhar e de degustar alimentos como fortalecedores das relações de convívio social e de autoconhecimento, promover conhecimentos científicos a partir das reações químicas com a mistura dos ingredientes da massa de um bolo, além de estimular o espírito empreendedor em cada um dos envolvidos, mostrando a possibilidade de crescer e se desenvolver econômica e socialmente a partir de case real, os estudantes participarão de um concurso que vai escolher o melhor bolo produzido e apresentado por eles na Feira de Ciências, que acontece na cidade em novembro.
Anualmente, a Secretaria de Educação realiza a Feira, que envolve toda a comunidade escolar em um grande evento, onde os trabalhos realizados durante o ano letivo nas Unidades de Ensino são apresentados e os melhores dentro de suas categorias são premiados. A maioria dos projetos é realizada junto aos alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental, e a EJA, que é composto por estudantes que estão tendo a oportunidade de estudar depois da idade adulta, nem sempre são lembrados.
Nesse sentido, os alunos atendidos pela EJA têm como objetivo adquirir uma formação que lhes garanta não apenas a Educação Básica – por diversos motivos abandonada na fase típica escolar – mas também maiores chances de melhorar a renda familiar. Assim, a EJA, em sua forma contemporânea surge como uma proposta de formação integrada, cuja missão é a de formar o sujeito-cidadão com conhecimento crítico sobre o mundo social e do trabalho e com capacidade para ser o protagonista de sua vida cotidiana.

Lançamento do Projeto
O Lançamento Oficial do Projeto ‘Mãos na Massa’ acontece no dia 14 de agosto, às 19h30, no Centro Pastoral Nossa Senhora Aparecida (Av. Luís Frutuoso, 331 – Vila Santana, Sumaré), em um evento que vai reunir o Prefeito da cidade, Luiz Alfredo Castro Ruzza Dalben, a Secretária de Educação, Mirela Cia Medeiros, Vereadores, autoridades locais e a fundadora da Sodiê Doces, Cleusa Maria da Silva, que falará aos alunos participantes do Projeto sobre empreendedorismo, contando como uma doméstica se tornou uma empresária de sucesso, dona de uma rede de lojas de bolos com mais de 300 lojas espalhadas por todo o Brasil e uma unidade recém-inaugurada em Orlando, nos Estados Unidos.

Nutriplus Alimentação
Atuando no segmento de alimentação desde 1982, a Nutriplus é uma das maiores empresas especializadas em alimentação escolar da América Latina. A empresa produz e serve aproximadamente 1,2 milhão de refeições por dia em creches, escolas e entidades, por meio de suas filiais localizadas no Brasil, Chile, Uruguai e Peru. Sua equipe, formada por 250 nutricionistas, garante a qualidade nutricional e higiênico-sanitária das refeições, inclusive do atendimento especializado aos alunos com restrições alimentares.

Sodiê Doces
A Sodiê Doces é a maior franquia de bolo do país, possui atualmente mais de 314 lojas abertas e está presente em 13 estados do país, mais Distrito Federal: São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Ceará. O cardápio traz mais de 100 variedades de sabores e uma linha Zero Açúcar especial. Os bolos são elaborados à base de pão de ló, matéria-prima de primeiríssima qualidade e frutas frescas. Capazes de conquistar todos os paladares, eles ainda têm um preço acessível e mensalmente a marca traz o Bolo do Mês, com dois sabores, que ganham desconto especial em todas as Unidades da Rede. Em 2017, a marca inaugurou a fábrica de salgados com sede em Boituva. O espaço tem 1,3 mil m2 e produz cerca de 80 mil salgados por dia que podem ser encontrados em todas as lojas da Sodiê Doces. Este ano, eles também serão comercializados no setor de alimentação fora do lar: supermercados, padarias e lojas de conveniência. Esse mês, a marca inaugura a sua primeira operação Sodiê Doces fora do território nacional, em Orlando, nos Estados Unidos.