Adesivos e faixas decorativas são alternativas personalização

Recurso pode deixar o veículo mais bonito

A personalização oferecida pela Fiat é bem aceita pelo público sendo itens de série na linha 2015 do Uno nas versões Sporting e Evolution
A personalização oferecida pela Fiat é bem aceita pelo público sendo itens de série na linha 2015 do Uno nas versões Sporting e Evolution

Ter um veículo com a carroceria personalizada em geral é algo associado a intervenções marcantes, como faixas atravessando a lataria ou plotagens (impressão de desenhos) com cores berrantes. Mas as próprias fabricantes têm mostrado que é possível dar toques ‘pessoais’ para tornar o carro ‘exclusivo’.
A Ford, por exemplo, acaba de apresentar o pacote Tribe para personalizar o EcoSport. Com cinco opções de tema, o kit traz, além de adesivos decorativos, acessórios como racks de teto e estribos laterais que ‘turbinam’ o visual do utilitário-esportivo.
A Fiat também oferece kits para o Uno, que, desde o lançamento da atual geração, em 2010, traz vários itens de personalização entre os opcionais. Na linha 2015, por exemplo, há o pacote Dark & Grey, que inclui faixas adesivas para capô, teto e tampa do porta-malas, além de luzes de seta nos retrovisores externos, que
são itens de série nas
opções Sporting e Evolution.
O acessório tem preço sugerido entre R$ 225, no caso da versão Way 1.0, e R$ 515, para a Attractive 1.0.
A personalização oferecida pela Fiat é bem aceita pelo público, de acordo com o responsável pala área de marketing e vendas da empresa, Hugo Domingues. “A demanda chega a 15% em algumas versões, como a Sporting”, conta.
Das grandes marcas, a última a entrar na ‘onda’ da personalização oficial foi a Volkswagen. Há opções de adesivos decorativos para o Up! disponíveis em três pacotes, que adicionam itens como rodas de liga leve e spoilers de carroceria.
Com faixas decorativas para teto, capô e laterais, os kits têm preços entre R$ 416,14 (Carbon) e R$ 1.050,04 (Racing).
Segundo o consultor comercial de acessórios da Volkswagen, Luiz Fernando Tiosso, os adesivos estão em cerca de 4% dos Up! vendidos no país.

Chamativo
A personalização pode deixar o veículo mais bonito, mas também é capaz de causar contratempos para quem dirige um modelo muito chamativo. Foi o que aconteceu com o produtor de eventos André Cupertino, que experimentou os dois lados da moeda ao colar em seu Kia Soul duas faixas pretas que cruzam capô, teto e tampa traseira. “Ganhei de uma amiga que trabalhava com adesivos e resolvi experimentar”, conta.
Apesar do bom resultado, André afirma que seu carro ficou marcado e chama muito a atenção por onde passa. “Achei que combinou, mas as pessoas sabiam por onde eu passava por causa das faixas”.
Cupertino afirma ter notado que seus vizinhos resolveram aderir à moda depois que viram seu carro. “Comecei a ver vários veículos com faixas no teto. Acho que acabei lançando um estilo “, brinca.
Recentemente, ele trocou o Soul por outro carro. E diz que as faixas não interferiram na avaliação de preço do modelo.

O Volkswagen Up! também aderiu à moda com kits personalizados para a versão Carbon e Racing
O Volkswagen Up! também aderiu à moda com kits personalizados para a versão Carbon e Racing