Aclamado filme “A Baleia” estreia em Circuito Nacional

O ator Brendan Fraser é o grande destaque e concorre ao Oscar 2023

No filme “A Baleia”, que estreia nesta semana em circuito nacional, nos é apresentado um professor de inglês e seu relacionamento fragilizado com a filha Ellie. Charlie (interpretado por Brendan Fraser) é uma pessoa reclusa, sofrendo com uma obesidade severa e com a luta contra um transtorno de compulsão alimentar.

Charlie trabalha online, mas sempre deixa a webcam desligada com medo dos comentários sobre sua aparência. Apesar de viver sozinho, ele é cuidado por sua amiga e enfermeira Liz (Hong Chau). Mesmo assim, a solidão marca sua vida ao lado do convívio diario apenas com a culpa por ter abandonado Ellie (Sadie Sink), hoje adolescente, que ele deixou junto com a mãe Mary (Samantha Morton) ao se apaixonar por outra mulher.

Agora, Charlie buscará se reconectar com Ellie e reparar seus erros do passado. Para isso, ele pede para que a filha vá visitá-lo, mas sem avisar a mãe e ela aceita. Porém, com uma única condição: de que ele a ajudasse a reescrever uma redação para a escola.

Sim. Brendan Fraser fez muito sucesso nos anos 90 em porduções como “A Múmia”, “Endiabrado” e “George, o Rei da Floresta”. E sua atuação em “A Baleia” lhe rendeu indicações para inúmeras premiações – incluindo o Oscar de Melhor Ator em 2023. Mais do que isso, a interpretação do professor com 270 quilos lhe rendeu uma espécie de redenção após problemas de saúde. Entre eles uma profunda depressão.

No filme ainda estão Sadie Sink (a Max de Stranger Things), Hong Chau (Pequena Grande Vida) e Samantha Morton (Minority Report). A direção do longa-metragem ficou por conta de Darren Aronofsky (Noé e Cisne Negro). O roteiro é de Samuel D. Hunter, o autor também do livro e da peça teatral “A Baleia”.

(C) Divulgação