À espera do 3º filho, Middleton sofre com a gestação

Kate Middleton sofre de hiperêmese gravídica que se caracteriza por náuseas fortes
Kate Middleton sofre de hiperêmese gravídica que se caracteriza por náuseas fortes

A notícia da terceira gravidez de Kate Middleton trouxe à tona um problema raro (ocorre em 0,3 a 2% das gestações), mas que ataca a duquesa de Cambridge: a hiperêmese gravídica. A condição é caracterizada por náuseas fortes que fazem com que a grávida perca muito líquido, vitaminas e sais minerais pelo vômito frequente, segundo a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio. Por causa do desconforto, Kate chegou a desmarcar alguns de seus compromissos.
“Vômitos são comuns no inicio da gestação. Mas algumas mulheres, mesmo com medicamentos via oral, não conseguem parar de vomitar, chegando a perder peso. Pode trazer graves consequências se não tratado adequadamente, prejudicando o bebê” – explica o professor de obstetrícia da UFRJ e da UFF Antônio Braga.

Sintomas e tratamento
do problema
Os principais sintomas são vômitos sucessivos, fraqueza relevante, alteração nos exames laboratoriais, perda de peso e desidratação grave. As causas do problema ainda não são conhecidas, mas há teorias que apontam em diferentes direções: seria proveniente do antígeno fetal, que causaria um tipo de rejeição ao feto; do hormônio HCG produzindo náuseas e vômitos; níveis elevados de estrogênio e progesterona ou ainda uma origem psicossomática.
“Quando os vômitos não cessam com remédio, (a gestante) deve ser internada para iniciar o tratamento. Ela receberá medicamento na veia e hidratação oral para melhorar seu estado. E dieta zero, já que tudo que come, vomita. É preciso deixar o estômago descansar e repor vitaminas através do soro” – afirma Braga.

prevenção

Alimentação:
Deve-se fazer refeições leves e pequenas com intervalos de no máximo 3 horas para evitar que o estômago fique vazio, fato que estimula enjoos.

CARDÁPIO:
Evite excesso de carboidratos, carne vermelha e gorduras, pois eles aumentam as chances de enjoo.

hidratação:
Alimentos gelados e cítricos são melhor aceitos por quem está com dificuldades de digestão. Usar bastante gelo na água é um truque para enganar o estômago e facilitar a hidratação.

dica:
Pastilhas e medicamentos naturais à base de gengibre e vitamina B6 ajudam a amenizar os enjoos. Mas procure orientação médica antes de utilizá-los.