A dieta na ponta dos dedos | Reeducação alimentar

15 - Reeducação Alimentar

Medir porções de alimentos com a palma da mão ajuda a escapar de erros

A dieta está literalmente ao alcance da sua mão. Para tornar mais simples a tarefa de desvendar quanto representam as porções alimentares que devem ser seguidas à risca em um regime, grupos de reeducação alimentar desenvolveram uma forma de medida com base na palma e nos dedos. No Brasil, a organização Vigilantes do Peso, em atividade há 40 anos, utiliza a técnica em seus manuais.

As mãos podem substituir o olho e até a balança na hora de descobrir a porção necessária. Somente a palma da mão, por exemplo, equivale entre 80g e 100g de bife ou filé de frango. A mão em concha representa de 25g a 30g de salgadinhos; quando está fechada, equivale a uma xícara para massas, arroz, legumes ou frutas picadas.

De acordo com a nutricionista Renata Migueis, o uso das mãos é útil quando há dificuldade para entender algumas medidas de tabelas nutricionais, que aparecem no rótulo dos produtos.

“As tabelas nutricionais precisam ser simplificadas. Muitas informam que uma porção tem 50g, por exemplo, e não trazem junto a medida caseira. A pessoa fica sem saber o que significa isso” – explica Migueis.

A servidora federal Marcia Aquino, que conheceu o Vigilantes do Peso há quatro anos, destaca que a técnica de medida com as mãos pode ser útil principalmente para escapar das armadilhas em restaurantes.

“Quando você vai comer fora, é difícil mensurar a quantidade de comida no prato. Medir com a mão facilita bastante” – avalia.

Texto: Evelin Azevedo/todo extra