JAC compra fábrica da Suzuki

Texto: Por José Antonio Leme /agência estado | foto: divulgação

 

A JAC Motors Brasil comprou a fábrica de veículos da Suzuki em Itumbiara, de acordo com informações do governo de Goiás. A operação da companhia chinesa, que é presidida por Sergio Habib, vai se instalar na planta onde o Grupo HPE, que tem as licenças das marcas Suzuki e Mitsubishi no Brasil, produzia o Suzuki Jimny.
Na unidade, que tem capacidade para produzir 35 mil unidades por ano, serão feitos dois utilitários-esportivos: o compacto T40 e a nova geração do T5, que poderá ter outro nome.
“Nós jamais deixamos de trabalhar para a implantação de nossa fábrica no Brasil. Nossos entendimentos com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio) têm sido frequentes”, diz o presidente da JAC, Sergio Habib. O executivo afirma que as vendas da marca cresceram 40% neste ano, ante 11% do mercado em geral. “Para 2018, devemos dobrar esse volume e chegar a 8 mil unidades.”
A JAC pretendia erguer uma fábrica em Camaçari (BA), mas o plano foi abandonado. O investimento em Itumbiara será de R$ 200 milhões, com a geração de 820 empregos diretos e indiretos. A previsão é que as operações da empresa em Goiás comecem em até 24 meses.
Esse é, segundo informações da empresa, o tempo necessário para trazer o maquinário de fora do país, instalar os novos equipamentos e iniciar a produção. O cronograma inclui os ajustes na linha de montagem com as primeiras peças e unidades de pré-produção.