Cidade ocupa 2ª colocação

Indaiatuba também ocupa a segunda melhor posição das cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) na pré-classificação do ranking do Programa Município VerdeAzul. No ranking do Estado, o município ficou em sétimo. Indaiatuba está entre os dez primeiros classificados em cinco das dez diretivas avaliadas pelo Programa, sendo a primeira em Gestão das Águas e segunda em Qualidade do Ar. Da Região Metropolitana, Campinas foi a única cidade que pontuou mais que Indaiatuba. Em terceiro lugar vem Jaguariúna e na sequência, Americana, Holambra, Vinhedo, e Artur Nogueira. Os demais municípios não aparecem na lista das pré-classificadas.
Além das diretivas Gestão das Águas e Qualidade do Ar, nas quais Indaiatuba garantiu o primeiro e o segundo lugares do Estado, respectivamente, o município ficou em sétimo lugar na diretiva Uso de Solo; nono em Conselho Ambiental; décimo em Biodiversidade; 12º em Esgoto Tratado; 13º em Arborização Urbana; 24º em Município Sustentável; 30º em Estrutura e Educação Ambiental e 43º em Resíduos Sólidos. No total, 625 municípios participaram do Programa este ano, e apenas 129 permanecem nas próximas fases.
Logo que soube da pré-classificação, o prefeito Nilson Gaspar (PMDB) declarou que sua meta era colocar a cidade entre as 20 primeiras posições do ranking ambiental deste ano e que o resultado foi bastante animador. O critério de avaliação do Programa Município VerdeAzul teve algumas mudanças este ano. A classificação passou a ser feita em três etapas anuais entre todas as cidades do Estado de São Paulo.