5008 aposta na versatilidade

Motor 1.6 é apenas razoável e não gera nenhuma emoção ao volante

texto: Por Diego Ortiz/agência estado | foto: divulgação

A boa receptividade do 3008 no país fez a Peugeot se arriscar em voos mais altos. O resultado é a chegada do 5008, SUV de sete lugares feito na França, tabelado a R$ 157.490 – neste mês há preço especial de R$ 154.990.
Um dos trunfos do novato é o bom espaço para toda a família. O 5008 tem terceira fila de bancos reclinável, assim como a segunda, com trilhos, que pode ser deslocada para frente e para trás em até 15 cm. Dá para retirar os assentos extras facilmente (pesam 15 quilos) e o porta-malas tem 780 litros.
O outro ponto forte é o conforto no rodar. O console central é largo, mas a área para as pernas, ombro e cabeça do motorista é ampla. Atrás, os três assentos individuais acomodam bem todos os passageiros.
Nas laterais, mesmo quem tem mais de 1,80 metro viaja sem bater a cabeça no teto e com folga para o joelho – o assoalho plano permite acomodar bem as pernas. Na terceira fila, porém, apenas crianças viajarão com conforto.
Rodando, o 5008 é muito silencioso, graças ao ótimo isolamento acústico. Em um carro familiar, no qual as conversas a bordo são comuns, isso é fundamental. As suspensões seguram bem o carro em curvas e filtram as imperfeições do piso de forma eficiente. Por causa do tamanho avantajado, há alguma rolagem de carroceria, mas nada que incomode.
O 5008 é apenas 65 kg mais pesado que o 3008, tem 4,64 metros de comprimento (20 cm a mais que o ‘irmão’) e 2,84 m de distância entre-eixos. Mas os quilos a mais trazem à tona o ponto fraco do SUV. Seu motor 1.6 turbo de 165 cv e 24,5 mkgf é bom, mas insuficiente para dar bom fôlego ao Peugeot.
Em retomadas de velocidade, principalmente na estrada, o câmbio automático de seis marchas implora por mais torque e demora a gerar resultado. Não chega a dar sustos, mas não sobra nem um cavalinho sequer.
A favor, pesa o consumo de gasolina. Segundo o Inmetro, a média é de 9,5 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada.
Além da versão Griffe, há a Pack, com bons dispositivos de segurança. Por R$ 166.490, inclui sistema que mantém a distância do carro à frente, ‘lê’ placas de trânsito e ajusta a velocidade e a assistência à frenagem.
Há ainda sistema de ponto cego ativo que corrige a trajetória se houver risco de colisão e farol alto com ajuste automático.

Ficha Técnica
Preço: R$ 154.990 (até 31/3)
Motor: 1.6, 4 cil., 16V, turbo, gasolina
Potência (cv): 165 a 6.000 rpm
Torque (mkgf): 25,5 a 1.400 rpm
Câmbio: Automático, 6 marchas