Indaiatuba supera meta na Educação

N a última sexta-feira (11/7) foi divulgado pelo Ministério da Educação que a Rede Municipal de Ensino ultrapassou a meta em avaliação de alfabetização, o índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e divulgado desde 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Um importante avanço na área da educação, superando a meta de alfabetização estipulada pelo Governo Federal. Enquanto o indicador nacional de alfabetização subiu de 56% para 59,2% na última medição, referente a 2024, a Rede Municipal de Educação demonstrou um desempenho notável, alcançando 62,82%.
Este resultado é ainda mais expressivo considerando que, em 2023, Indaiatuba já havia atingido 58,5%. A meta estabelecida para 2024 era de 62,07%, e a cidade não só a alcançou como a ultrapassou, reafirmando seu compromisso com a qualidade da educação básica.

Divulgação PMI


O Secretário Municipal de Educação, Prof. Eddye Rafaeta, expressou seu orgulho pelos resultados conquistados. “Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto e dedicado de toda a nossa equipe, professores, coordenadores, diretores, pais e, claro, nossos alunos. Superar a meta federal de alfabetização é um testemunho do investimento contínuo em metodologias inovadoras, capacitação profissional e infraestrutura educacional”, destaca o secretário.
Com o olhar sempre voltado para o futuro e para a excelência educacional, a Secretaria Municipal de Educação já planeja os próximos passos para continuar elevando o nível de aprendizado das crianças da cidade. O prefeito Dr. Custódio Tavares destaca alguns pontos, “O investimento contínuo em formação de professores, ampliar programas de capacitação e atualização para os educadores, focando em novas metodologias de alfabetização e letramento. E claro, intensificar o acompanhamento e o suporte individualizado aos alunos, principalmente, os que necessitam de atenção extra, garantindo que ninguém fique para trás. ”