De olho na páscoa, Chocolate não é vilão para a pele
Produto, se bem escolhido, previne o envelhecimento
texto: Evelin Azevedo/infoglobo | foto: divulgação
Esta semana começa, oficialmente, a ‘Era do chocolate’. Apesar de a Páscoa ser apenas no domingo, muitas pessoas já compraram (e devoram) seus ovos e barras. É nesse período que elas costumam falar que o doce é um grande vilão para a pele, causando as temidas espinhas. Mas, será mesmo?
“Não é o chocolate em si, feito com cacau, que dá espinha, mas o açúcar que existe nele. A espinha surge quando há um aumento de insulina na circulação sanguínea, induzido pelos carboidratos de altos índices glicêmicos” – explica Renata Marques, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Por conta disso, é fundamental saber escolher bem o chocolate que será consumido – não só na Páscoa, como durante todo o ano. O alimento é rico em substâncias antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento e doenças do coração.
“A teobromina, substância presente no cacau, dá sensação estimulante e relaxante, e também está ligada à melhora do bom colesterol e da pressão arterial. Mas, para ter esses benefícios, é preciso consumir o chocolate do tipo amargo, com 70% de cacau, um quadradinho de 6g, diariamente, é o suficiente”, orienta a nutricionista da clínica Renewmed Samara Lopes.
Em excesso, pode causar enxaqueca
O consumo excessivo de chocolate pode trazer prejuízos à saúde, através do ganho de peso e do possível aparecimento de doenças, como diabetes.
“Tudo em excesso faz mal, principalmente se for de qualidade ruim e cheio de açúcar. Comer muito chocolate pode provocar o aumento da gordura corporal, de açúcar no sangue e até desencadear uma enxaqueca. Para quem sofre desse mal, o chocolate tende a provocar o quadro ou mesmo agravar o problema” , alerta Samara.
Outro uso
A pele pode ser beneficiada pelo chocolate através de máscaras hidratantes. “Ele pode ser benéfico para o corpo e muitas vezes é utilizado, por exemplo, em banhos de ofurô e tratamentos para cabelo e rosto. No caso das máscaras, o chocolate não é absorvido pelo corpo, atuando no local da aplicação”, afirma Renata Marques.
O produto contém flavonoides, antioxidantes que evitam o envelhecimento corporal.