T5 é o melhor produto da JAC no país

A JAC Motors acaba de lançar no Brasil seu oitavo e melhor produto: o utilitário-esportivo T5. Com preço sugerido a partir de R$ 59.990, o chinês tem motor 1.5 flexível de até 127 cv, câmbio manual de seis marchas e, como é de praxe nos produtos da marca, ampla lista de equipamentos de série.
Entre os destaques estão ar-condicionado automático, computador de bordo, sensor de obstáculos, trio elétrico e sistema de monitoração de pressão nos pneus. Há ainda ajuste de altura para volante e faróis, que também trazem sistema de acendimento automático.
Por R$ 64.990, o jipe incorpora rodas de liga leve de 16 polegadas, faróis de neblina, controles de estabilidade e tração e auxílio de partida em aclives. A versão avaliada, de topo, que sai a R$ 69.990, acrescenta bancos de couro e sistema multimídia com tela de 8” e função de espelhamento de smartphones, além de câmera traseira.
Os preços estão alinhados com os de rivais consagrados, como Citroën Aircross, Ford EcoSport e Renault Duster. A limitada rede de concessionárias e a chegada de modelos como Honda HR-V e Jeep Renegade podem ser um entrave ao sucesso do JAC.
Graças aos 15,7 mkgf gerados pelo motor 1.5, o T5 oferece boa desenvoltura na cidade. Na estrada, por outro lado, é preciso ‘esticar’ as marchas para melhorar o desempenho.
O câmbio é bem escalonado, mas poderia ter engates mais curtos e menos ruidosos. A direção, com assistência elétrica, oferece ‘peso’ adequado, embora as respostas não sejam muito diretas.
A suspensão, independente na frente e semi-independente atrás, tem bom acerto e isola adequadamente a cabine dos solavancos causados pelas imperfeições do piso, embora em curvas a carroceria incline de forma excessiva. O sistema de freios também agrada.
O tamanho da tela facilita o acionamento dos comandos e a função de espelhamento do smartphone permite utilizar aplicativos como o Waze – o T5 não tem navegador GPS.
O bom acabamento inclui revestimento de couro com costuras vermelhas. E as peças plásticas têm bom encaixe.
Uma versão com câmbio automático do tipo CVT será apresentada pela JAC durante o Salão do Automóvel, em novembro. Segundo informações da marca, essa configuração vai ser montada em Camaçari (BA), a partir de dezembro.

PRÓS
Acabamento: Em relação aos demais carros da marca chinesa, melhoria na qualidade dos materiais é bastante perceptível.

CONTRAS
Direção: Apesar de ter ‘peso’ bastante adequado, respostas aos comandos do motorista são lentas e pouco diretas.