Prefeitura de Indaiatuba disponibiliza carnê do IPTU 2026
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Fazenda, informa que o carnê do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2026 já está disponível para emissão das guias pelo link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/tributos/ ou pelo Portal Minha Indaiatuba https://minha.indaiatuba.sp.gov.br/login/.
O envio eletrônico dos carnês será realizado a partir do dia 27 de janeiro para os contribuintes que optaram por essa modalidade. Já a distribuição pelos Correios ocorrerá entre os dias 2 de fevereiro e 10 de março.

O contribuinte que optar pelo pagamento em cota única terá desconto de 3%, com vencimento em 16 de março. Para quem escolher o parcelamento, os vencimentos ocorrerão entre os dias 16 e 21 dos meses de março a dezembro. O IPTU poderá ser parcelado em até 10 vezes, desde que o valor de cada parcela não seja inferior a R$ 76,84, o que pode resultar em número menor de parcelas. A previsão para 2026 é o lançamento de aproximadamente 145 mil carnês.
A Secretaria da Fazenda orienta que o pagamento do IPTU deve ser realizado exclusivamente nos bancos credenciados. Até a data de vencimento, o tributo pode ser quitado por PIX QR Code, PIX Automático ou presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Banco Postal, além dos meios eletrônicos, como caixas eletrônicos e internet banking dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Santander, Sicoob, Sicredi e BB Pay.
Em 2026, além do PIX Automático, os contribuintes passam a contar com mais uma opção para facilitar a quitação do IPTU: o pagamento com cartão de crédito, à vista ou parcelado. A operação será realizada por meio da ferramenta BBPay Arrecadação, do Banco do Brasil, que garante segurança no processamento das informações. O parcelamento poderá ser feito em até 12 vezes, com encargos administrativos definidos pela bandeira do cartão. Mesmo nos pagamentos parcelados, a baixa do débito junto ao Município ocorre integralmente no dia útil seguinte.
Após o vencimento, o contribuinte deverá acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/rendas-imobiliarias/carne-iptu/ para atualização da guia de pagamento com os acréscimos legais. O prazo final para quitação do imposto é 29 de dezembro. Após essa data, os débitos serão inscritos em Dívida Ativa, com os devidos acréscimos legais e correção pela Ufesp (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).
