Carreta da mamografia faz 542 exames na cidade
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria da Saúde, encerrou nesse mês a passagem da carreta do Programa Mulheres de Peito, que esteve no estacionamento da Praça do Lago, em frente à UPA do Jardim Morada do Sol, entre os dias 28 de outubro e 8 de novembro. Durante o período, 542 exames de mamografia foram realizados gratuitamente para mulheres do município.

A vinda da carreta foi intermediada pelo deputado estadual Rogério Nogueira junto ao Governo do Estado, ampliando a oferta de exames preventivos em apoio ao Outubro Rosa. As pacientes atendidas receberam as imagens impressas no ato do exame, e o laudo on-line foi disponibilizado em até 48 horas, por meio de protocolo com login e senha entregues no dia do atendimento.
Em 2024, o estado de São Paulo continuou registrando alto número de mortes por câncer de mama, segundo dados mais recentes disponíveis. Na região de Campinas, especificamente, houve 138 óbitos por essa doença no ano, conforme boletim da Secretaria de Saúde local. Essa taxa representa a menor mortalidade por câncer de mama da cidade nos últimos 20 anos, com coeficiente de 13,9 óbitos por 100 mil mulheres entre 2022 e 2024.
