Primavera já sabe quais serão seus adversários no Paulistão de 2026

Estreante na primeira divisão paulista, o Primavera SAF conheceu nessa semana os seus adversários no Paulistão 2026. Serão eles: São Paulo, Novorizontino, Mirassol, Guarani, Portuguesa, Noroeste, Botafogo e Capivariano.
Em adaptação ao novo calendário da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), que reduziu os estaduais no ano que vem, o Paulistão manteve os clássicos estaduais para a próxima edição e adotou um modelo de disputa semelhante ao da Champions League.

Jhony Inácio/Ag. Paulistão


A competição de 2026, em princípio, terá 11 datas. Os times se enfrentarão dentro do próprio pote e terão mais cinco rodadas contra os adversários dos outros potes, totalizando oito jogos na primeira fase. A entidade, contudo, buscará uma nova data para realizar a decisão em duas partidas.
“Fizemos o campeonato dentro do que poderíamos decidir, com 11 datas. Vamos, sim, com diálogo, com presença na CBF, tentar conseguir a segunda final, que é muito importante para o campeonato, para patrocinadores, vamos trabalhar. O que decidimos hoje é o que podemos executar”, afirmou o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos.
“É um consenso de todos os clubes e da federação, pois 12 datas valoriza a competição”, acrescentou o dirigente.

Formato
Para 2026, a Federação Paulista de Futebol (FPF) promoveu uma alteração no formato de disputa do Paulistão. Inspirado na UEFA Champions League, as 16 equipes disputarão a primeira fase em formato de pontos corridos, com oito rodadas. As oito equipes melhores colocadas avançam para as quartas de final em forma de mata-mata, que terá as eliminatórias em jogos únicos. Os dois piores clubes caem para a Série A-2.
Há a possibilidade, porém, de a decisão ser disputada em dois jogos, abrindo uma 12ª data para o estadual. Tudo vai depender, por exemplo, de uma eventual classificação de um time paulista para a fase preliminar da Conmebol Libertadores ou de negociação com a CBF.
“Fizemos o campeonato dentro do que poderíamos decidir, utilizando 11 datas. Mas vamos, sim, com diálogo e presença na CBF tentar conseguir a segunda final. É muito importante para o campeonato, patrocinadores e detentores. Vamos trabalhar, o que decidimos hoje é algo que podemos executar”, disse Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista.