Foco nas metodologias ativas de aprendizagem | Colégio Meta

10 - Colégio Meta                                                          Em um cenário de diversidade e tecnologia, o aprendizado tem que se tornar algo estratégico

O perfil de nossas crianças, nossos pré-adolescentes e jovens vem se modificando rápida e intensamente. A escola brasileira ainda preserva características e procedimentos didáticos tradicionais, descontextualizados, irrelevantes frente à dinâmica e perfil de nossa atual sociedade, os quais não mais atendem aos anseios do público-alvo. Portanto, estabelecer relações entre as diversas áreas do saber e o conhecimento torna-se imprescindível, assim como atribuir real significado aos conteúdos escolares.

A visão de como e o que ensinar precisa ser reconstruída, pois a visão de como aprender já se modificou há tempos, com o advento dos avanços tecnológicos e da velocidade na veiculação e processamento de informações.

Sempre atento à sua função social enquanto escola de Educação Básica, o Colégio Meta mantém olhar atento ao desenvolvimento integral de seus estudantes e, por isso, estabelece com eles relações dialógicas visando à integração entre as diversas áreas do saber, preservação da curiosidade, valorização do conhecimento, ao desenvolvimento da pesquisa e da descoberta, à real motivação dos alunos e ampliação do conceito de aprendizagem significativa, frente ao atual contexto de mundo.

A tecnologia já se fazia presente na rotina pedagógica habitual, mas, a partir da pandemia e necessidade de intensificar esses recursos, instalou-se o ensino remoto, um belíssimo processo de apropriação ocorreu com os integrantes da Equipe Colégio Meta, que já conhecia diversas ferramentas e possibilidades de aplicação das mesmas. Nessa trilha que conduzia à recriação da escola, descobriu-se o quanto os recursos tecnológicos podem ampliar a eficácia dos processos de ensino e aprendizagem e, hoje, os professores não mais concebem procedimentos didáticos desvinculados do uso de tais recursos.

Outra transformação ocorreu a partir do início deste ano, com a implantação do ensino híbrido. Além de ampliar o uso dos recursos da tecnologia educacional, esse processo revela outra descoberta: o quanto as metodologias ativas de aprendizagem são imprescindíveis para o sucesso da vida escolar dos estudantes, sucesso esse que certamente se refletirá também em suas vidas acadêmica, pessoal e profissional. O desenvolvimento da autonomia e cultivo do protagonismo das crianças e jovens nas criativas propostas de trabalho que se desvelam, nesse momento, referenciando a assertividade da visão construída pelo Colégio e das ações em andamento.

Entre as várias estratégias utilizadas, destacam-se os projetos didáticos, um deles, acontecendo agora no mês de abril. As turmas do 7° ano do Ensino Fundamental II foram desafiadas a elaborar um projeto colaborativo, proposto pela disciplina de Educação Socioemocional e que faz parte do programa LIV (Laboratório Inteligência de Vida). Eles conheceram a Abid, Associação Beneficente que atua com crianças em situação de abandono, e ficaram extremamente sensibilizados ao conhecerem essa realidade. Logo, a esperança e solidariedade se instalaram, assim como o engajamento de todos com a causa. Como resultado, nasce um projeto consciente: ‘Ajudar é a nossa meta’’. Durante o mês de abril, estão previstas múltiplas ações para arrecadar alimentos não perecíveis, os quais serão doados à Abid. A primeira delas ocorrerá entre os dias 31 de março e 1° de abril, quando será realizado o Drive de Páscoa. Afinal, Páscoa é tempo de doar, receber e se renovar!

Para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelos profissionais do Colégio, acesse www.colegiometa.com, ou faça uma visita. A Unidade I está situada na Rua Hermínio Steffen, 96, Jardim Regina, e a Unidade II, na Avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, 1.541 Itaici.

Foto: Divulgação