Conheça a estrela Mercedes, a AMG GT S

Além das inovações, dupla tem preços similares

Estrela da Mercedes a AMG GT S superesportivo que se destaca pelo primor do conjunto mecânico e recursos eletrônicos
Estrela da Mercedes a AMG GT S superesportivo que se destaca pelo primor do conjunto mecânico e recursos eletrônicos

Estrela da Mercedes no Salão do Automóvel de São Paulo,
o AMG GT S começa a ser vendido na Europa no início de 2015 e chega ao país logo em seguida. Com motor V8 biturbo de 4 litros e 510cv, o superesportivo terá preço em torno de R$ 1 milhão. Fomos avaliá-lo em avenidas e rodovias da Califórnia e também no Autódromo de Laguna Seca, em Monterey.
Trata-se do segundo produto 100% feito pela AMG, que deixou de ser a divisão de preparação da Mercedes para se transformar em uma marca do grupo. Assim como seu precursor, o carro não tem versões ‘mansas’ nem exibe o termo Benz no nome – há ainda a opção GT, de ‘somente’ 462cv, que deverá custar cerca de R$ 850 mil no Brasil.
O GT S é focado em alta performance e se destaca pelo primor do conjunto mecânico e a profusão de recursos eletrônicos. Tudo para oferecer em um modelo de rua respostas muito parecidas com as de carros desenvolvidos para as pistas.
Com cerca de 90% da estrutura feita de alumínio, o carro tem peças de magnésio e fibra de carbono. A meta é tornar sua carroceria o mais leve possível (são 231 quilos) e, ao mesmo tempo, rígida o suficiente para aguentar o esforço gerado pelo ímpeto do motor V8 gerenciado pelo câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens com opção de trocas manuais atrás do volante.
O resultado se traduz em um ótimo equilíbrio, seja em frenagens fortes ou ao contornar curvas fechadas em alta velocidade, como a da sequência de Laguna Seca chamada ‘saca-rolha’. Mesmo em situações extremas, o AMG permanece firme na rota e praticamente não oscila.
Esse resultado é fruto também da distribuição de peso virtualmente perfeita: 47% no eixo dianteiro e 53% no traseiro. Outra boa solução é o motor com cárter seco, que permitiu reduzir sensivelmente o centro de gravidade do esportivo.
Com linhas limpas e harmoniosas, o carro oferece bom espaço para duas pessoas e o teto de vidro cria a sensação de que a cabine é ainda maior. Embora seja raso, o porta-malas é surpreendentemente amplo – são 350 litros de capacidade.