Mobilidade urbana: readequação na Av. Fábio Ferraz Bicudo

A Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou na últims terça-feira (04/11) a obra de reformulação de trânsito na avenida Fábio Ferraz Bicudo, do trecho entre a rotatória dos condomínios Dona Maria José e Residencial Dona Lucilla até a rotatória da avenida Domingos Ferrarezzi. As mudanças incluem a desativação da rotatória, instalação de bolsões de estacionamento e construção de ciclovia. O objetivo é dar mais fluidez ao trânsito. A previsão é de que os trabalhos estejam concluídos no início de dezembro.

Reprodução Instagram

O projeto
De acordo com o projeto da Secretaria de Obras, a avenida atravessará o centro da rotatória, nos dois sentidos da via, e as alças das laterais serão mantidas para disponibilizar o acesso e a saída dos condomínios. No trecho também será criado um recuo para embarque e desembarque de transporte público com mais segurança.
Após a rotatória, no sentido centro-bairro, até a rotatória da avenida Fábio Ferraz Bicudo, serão criados três bolsões de estacionamento em 45 graus, totalizando 68 vagas para veículos, com o objetivo de atender o comércio local. A ciclovia será construída no canteiro central, e na segunda fase de obras será interligada com o trecho de ciclovia já existente no início da avenida, dando mais segurança aos ciclistas que circulam pelo local.

Compromisso
O prefeito Dr. Custódio Tavares (MDB) acompanhou os trabalhos na quarta-feira (05/11), acompanhado pelo secretário de Obras e Vias Públicas, Robenilton Dothe Oliveira Lima. “Assumi a Prefeitura com o compromisso de melhorar a mobilidade urbana de nossa cidade e, gradativamente, vamos conseguindo colocar em prática projetos de melhorias em pontos onde identificamos a necessidade de intervenções. Esse é o primeiro trecho que vamos reconfigurar, mas nosso projeto é dar continuidade a esse trabalho, atendendo outros trechos tanto na avenida Fábio Ferraz como na Domingos Ferrarezzi, ampliando a ciclovia e ofertando mais espaços para estacionamento nas áreas comerciais”, concluiu.

Waze
Indaiatuba agora está integrada ao aplicativo de navegação Waze, por meio do Waze for Cities. A integração permite ao município acessar ferramentas para analisar dados de mobilidade, identificar pontos críticos e planejar ações para melhorar a fluidez do trânsito e a segurança nas vias. O município agora pode compartilhar e receber informações e ocorrências que afetem a mobilidade urbana, em tempo real.