“O Agente Secreto” estreia nos cinemas em alta e com elogios de ‘obra-prima’
Depois de um momento histórico com aplausos durante 10 minutos em sua estreia no Festival de Cannes, o filme “O Agente Secreto” está prestes a estrear nos cinemas brasileiros. A Rede Topazio começou a pré-venda para a estreia nessa semana. O longa-metragem é o escolhido pelo Brasil para uma indicação de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2026. Além disso, a atuação do ator Wagner Moura aparece como uma das possíveis indicações ao Oscar de Melhor Ator. E, hoje, é um dos grandes favoritos a conquistar a estatueta. A estreia de “O Agente Secreto” está prevista para 6 de novembro.

A história se passa no Brasil de 1977, quando Marcelo (Moura), um homem de 40 anos que trabalha como professor especializado em tecnologia, sai da movimentada São Paulo e vai para Recife. Ele tenta fugir do seu passado violento e misterioso, com a intenção de começar uma nova vida. Ali, ele chega na semana do Carnaval, então logo a paz e a calmaria da cidade vai se esvaindo, e com o decorrer do tempo percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir. Para piorar a situação, além de Marcelo estar sendo espionado pelo seu s vizinhos, vê que a cidade que achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.
Além de Wagner Moura (Narcos, Tropa de Elite e Guerra Civil), o elencon ainda tem Maria Fernanda Cândido (Meu Amigo Hindu), o ator alemão Udo Kier (Pequena Grande Vida) e Gabriel Leone (da Série Senna).
A repercussão internacional de “O Agente Secreto” tem sido majoritariamente positiva, com aclamação da crítica especializada, incluindo elogios ao longa como “obra-prima” e “thriller de época lindamente construído”.
O filme foi destacado pela performance de Wagner Moura e pela direção de Kleber Mendonça Filho. O reconhecimento internacional inclui premiações em festivais como Cannes e o Festival de Lima, além de entrar para listas de melhores filmes do ano.
