Livro expõe os riscos alimentares

A conveniência alimentar tornou-se hábito das pessoas diante da dinâmica do desenvolvimento social e econômico da vida moderna. Assim, o tempo para uma alimentação saudável acabou ficando restrito. As pessoas estão mais expostas aos perigos alimentares e os riscos de intoxicações são iminentes.

Divulgação


As intoxicações alimentares ocorrem mundialmente. A intoxicação aguda é mais corriqueira e passageira. No entanto, a intoxicação crônica é silenciosa, e nem sempre diagnosticada. Sua ocorrência se da pela absorção de toxinas alimentares por décadas, sendo um processo de longa latência, podendo gerar efeitos danosos à saúde das pessoas com o passar dos anos. As maiorias das ações judiciais envolvendo conflitos com contaminação alimentar são baseadas em intoxicações agudas. No entanto, a intoxicação silenciosa pode ser ainda mais grave, gerando efeitos múltiplos e complexos quadros clínicos, inclusive doenças neurológicas, degenerativas e oncológicas.
O Livro Contaminação Alimentar faz uma abordagem científica da segurança de alimentos que pode auxiliar nas análises periciais e nos desdobramentos de imbróglios judiciais. Ressalta a importância da perícia quando fundamentada com bases científicas para demonstração da veracidade dos fatos controversos.